[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do Departamento de Assistência Social (DAS), realizou na manhã desta quinta-feira, 26, uma reunião com técnicos de referência que trabalham com o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) nos municípios sergipanos. O encontro aconteceu no auditório da Seides.

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social integra o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e é pago pelo Governo Federal. A operacionalização do reconhecimento do direito é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e assegurada por lei.

Segundo a coordenadora Estadual do BPC, Marli Silveira, o encontro serviu para mostrar aos técnicos de referência em cada cidade que o BPC é um serviço que pertence à Assistência Social. “Ao visitarmos os Centros de Referência da Assistência Social [Cras] dos municípios, percebemos que os alguns assistentes sociais não sabiam exatamente a qual política pública o BPC pertencia. Diante da situação, convocamos a reunião para esclarecer esse ponto”.

Para ajudar nos esclarecimentos, o DAS convidou as coordenadoras do BPC nas áreas da Saúde, Educação e Previdência. “Queremos destacar que, independente da área de atuação, o trabalho de acompanhamento do BPC deve ser sempre realizado pelos profissionais da Assistência Social”.

Para a assistente social de Propriá, Percília de Oliveira, reuniões como a de hoje são importantes para aperfeiçoar o trabalho das prefeituras. “Os encontros são fundamentais. Hoje ficou muito claro que os técnicos de referência precisam acompanhar os beneficiários do BPC desde o encaminhamento para habilitação do benefício até mesmo após a concessão”.

Para a assistente social de Riachuelo, Iole Jacy Rezende, as capacitações orientam, principalmente, os profissionais que está há pouco tempo na atividade. “Como muitas vezes os assistentes sociais dos CRAS são recém-formados ou foram contratados há pouco tempo, é importante que essas capacitações aconteçam sempre e a Seides tem intensificado muito as capacitações este ano”, reconheceu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.