[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes dos municípios do Centro Sul sergipano participaram nesta terça-feira, 14, do I Encontro Territorial de Orientação Técnica no Âmbito da Proteção Social Básica (PSB), promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). A primeira reunião foi sediada no município de Simão Dias, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O encontro tem o objetivo de prestar aos municípios sergipanos assessoramento técnico sobre a execução dos Serviços de Proteção Social Básica, além de discutir a Política Nacional de Assistência Social no Âmbito da PSB.

 “É um momento de troca de experiência em que a equipe da Seides detalha todos os serviços prestados pela Proteção Social Básica, além de realizar um relato sobre o resultado das visitas que aconteceram em 2011 nos Centros de Referência de Assistência Social dos municípios. Em contrapartida, os representantes municipais apresentaram suas experiências na execução dos serviços”, explica a diretora do Departamento de Assistência Social (DAS) da Seides, Sônia Lima.

De acordo com o assistente social da Seides, Luiz Mendonça, duas temáticas da Proteção Social Especial também nortearam as discussões. “Além dos assuntos da Proteção Básica, também apresentamos um panorama do sistema de notificação do Sistema de Aviso Legal por Violência, Maus Tratos ou Exploração contra a Criança e o Adolescente [Salve], já que os equipamentos da Assistência também serão pontos de notificação. Outro tema abordado foi o fluxo de atendimentos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para usuários de álcool e drogas”.

Reconhecimento

Para o presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/SE) e secretário de Assistência Social de Tobias Barreto, Valdiosmar Vieira, o processo de capacitação descentralizada atende à demanda dos municípios. “Dessa forma, a equipe do Estado chega mais próximo aos municípios e ouve a experiência de cada um, inclusive suas carências e debilidades. Nesse sentido, o Governo do Estado está de parabéns”, destacou.

Para o secretário de Assistência Social de Simão Dias, Marcos Antônio Oliveira, a capacitação é fundamental para o trabalho realizado pelos técnicos. “Para nós, assistentes sociais, essas capacitações que o Estado nos oferece são essenciais. Já estou na área há mais de 20 anos e sempre procuro reciclar os meus conhecimentos”.

A secretária de Assistência de Riachão do Dantas, Simone Andrade Farias, participou do encontro junto a equipe do CRAS do seu município. “Fizemos questão de participar desse encontro para que, assim, possamos trocar experiências com outras cidades sobre a nossa metodologia de trabalho. Faremos questão de destacar a boa prática que executamos em 2011, quando fizemos parcerias com órgãos como o Conselho Tutelar para trabalhar com campanhas de prevenção ao uso de drogas”.

Participaram do encontro técnicos da Proteção Social Básica, psicólogos, coordenadores de CRAS, assistentes sociais e secretários municipais de assistência social dos municípios de Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas, Lagarto, Tobias Barreto, todos do Centro Sul sergipano.

Na próxima quinta-feira, 16, será a vez do Médio Sertão receber os técnicos da Seides na cidade de Feira Nova.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.