Imprensa Oficial de Sergipe completa 116 anos
Nesta quarta-feira, dia 24 de Agosto, a Imprensa Oficial de Sergipe completa 116 anos de informações sobre os Atos das três esferas do governo do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Fundada no dia 24 de agosto de 1895, pelo o então presidente da Província de Sergipe, Manoel de Oliveira Valladão, a primeira sede da Imprensa Oficial do Estado de Sergipe funcionou na rua da Aurora nº 5, popularmente conhecida como Rua da Frente, atual avenida Rio Branco, onde suas oficinas desenvolveram suas atividades durante 24 anos. Em outubro de 1919 mudou-se para rua Propriá, ao lado do Instituto Profissional Coelho e Campos (hoje o Senai), local para onde suas oficinas foram transferidas.
Criada com a função de editar o Diário Oficial, a primeira edição do impresso circulou no dia 1º de setembro de 1895. De lá para cá, a sua história registra significativas mudanças em seu parque gráfico. Das máquinas linotipos aos computadores e dos clichês tipográficos à editoração de fotos digitalizadas. A evolução gráfica e tecnológica está em permanente curso nestes 116 anos.
O primeiro exemplar do Diário Oficial editado com oito páginas traz além do texto que relata o objetivo principal do novo órgão, apresenta um conteúdo eclético com telegramas, atos oficiais, boletim eleitoral, editais, notas de comércio (propagandas comerciais), avisos de chegadas de navios. Entre os registros de importância no decorrer da sua história, a Imprensa Oficial noticiou a Guerra de Canudos em 1896 e 1897, com atualizações diárias sobre o acontecimento; a visita do presidente Getúlio Vargas à Sergipe, em 1933, ocasião em que veio para a inauguração da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), dentre outros acontecimentos.
A Imprensa Oficial de Sergipe atende as secretarias de Estado, autarquias, empresas públicas, privadas e prefeituras oferecendo assinaturas, publicações e serviços gráficos e também atua como uma editora, a editora Diário Oficial, criada no dia 17 de novembro de 2009, que já publicou oito obras: De Portas Abertas; Litorâneos; Poço Redondo: A Saga de um Povo; Baladas, Palavras e Outono; Sementes na Calçada; Manoel Bomfim e a América Latina: A Dialética entre o Passado e o Presente; Os Ícones de um Terremoto; Lampião em Sergipe; além de outros títulos que estão no prelo. Atualmente o órgão é gerido por Jorge Carvalho do Nascimento, Diretor-presidente; Mílton Alves, diretor Industrial e Carlos Alberto Prado, diretor administrativo-financeiro.
O olhar que se lança para a Imprensa Oficial de Sergipe observa as mudanças que se instalam, e os produtos que ganham a sua marca obrigatoriamente tem passado por um rigoroso processo de qualidade. É desta forma que garantimos que saindo do parque gráfico do Estado esses produtos tem o carimbo da competência e do profissionalismo dos servidores estaduais. Nesses 116 anos a Imprensa Oficial de Sergipe registra a história e constrói a memória do estado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Imprensa Oficial de Sergipe completa 116 anos – Fotos: Ascom/Segrase