[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A editora da revista Nova Escola, Denise Pelegrine, acompanhada do repórter fotográfico, Edson Ruiz, esteve em Aracaju na semana passada registrando no Núcleo Municipal de Ensino Infantil Ana Luiza Mesquita Rocha, a experiência de inclusão desenvolvida pelas professoras Margarida Teles e Lóyde Guimarães, com o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O projeto Arraiá Port/Libras, de autoria das duas professoras do município de Aracaju foi o vencedor no ano passado em âmbito estadual do Prêmio de Qualidade em Educação Infantil 2001, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), Fundação Orsa e Undime.
De acordo com a editora da Nova Escola, a revista publicará três encartes de Educação Infantil nos meses de outubro, novembro e dezembro, enfocando um total de nove projetos que foram premiados pelo MEC no ano passado. “Como o projeto das professoras Margarida e Lóyde foi o vencedor aqui em Sergipe, nós iremos produzir uma matéria que será publicada na edição de dezembro”, afirmou Denise Pelegrine.
Segundo ela, o projeto Arraiá Port/Libras é muito interessante, porque as professoras conseguiram fazer com que as crianças surdas fossem inclusas no ensino regular, ao participarem do projeto que a escola desenvolveu com todos os outros alunos que não apresentam nenhum tipo de deficiência.
Na opinião da professora Margarida Teles, a presença da revista no Núcleo Ana Luiza Mesquita Rocha para registrar o projeto foi muito importante, tanto pela realização profissional como pela divulgação nacional do trabalho que está sendo feito por elas no município de Aracaju. “Trata-se de um trabalho consistente efetuado na sala de recursos, que ainda é muito pouco conhecido e divulgado e a vinda da equipe da revista Nova Escola vai mostrar para outros educadores do país que é possível fazer consulta nas salas de recursos ou nas escolas comuns”, revelou.
A professora Lóyde Guimarães disse que a difusão do projeto é de grande importância para o município, principalmente agora que houve a aprovação da lei que institui a Língua de Sinais. “Houve um aumento do número de pessoas interessadas em conhecer o nosso trabalho”, revelou, ao contar que ainda há muita gente que não acredita na inclusão e o projeto Port/Libras mostra que ela é possível e que dá certo, principalmente quando há apoio pedagógico, o envolvimento dos professores e o conhecimento da língua.

Compromisso com a educação
Margarida Teles informou que o projeto é desenvolvido em duas turmas de pré-escola com crianças da faixa etária de 5 e 6 anos. “No projeto, as crianças surdas são trabalhadas ora na sala de aula de ensino regular ora na sala de recursos, onde eles recebem atendimento específico e apoio pedagógico na Língua de Sinais”, explicou. Ele assegura que os demais alunos também aprendem e dominam a Libras.
O secretário municipal de Educação, Ruy Belém de Araújo, disse que o projeto demonstra o compromisso das professoras da rede municipal. “É emocionante chegar em uma escola e ver que através da iniciativa dos próprios professores está sendo desenvolvido com êxito um projeto de inclusão”, revelou, ao acrescentar que experiências como estas aumentam a responsabilidade do município para com as crianças portadoras de necessidades especiais.
Ele informou ainda que a Semed irá incorporar ações voltadas para este público, ao elaborar um projeto político pedagógico que contemple os alunos portadores de necessidades especiais.
A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sandra Beiju, disse que a divulgação que será feita pela revista Nova Escola nacionalmente será de suma importância para o município. “Através dessa experiência das professoras Margarida e Lóide é possível mostrar que na rede municipal há profissionais de qualidade, pessoas comprometidas com o trabalho que é feito pela Semed, sem contar que se trata também de um estímulo para que o município desenvolva e execute projetos de inclusão também na escola”, observou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.