[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A noite da última quarta-feira, dia 27, foi de festa para o público sergipano e para todos que fazem as artes cênicas do Estado com a abertura do III Festival Sergipano de Teatro. O evento é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Instituto Banese, em homenagem ao Dia Mundial do Teatro e do Circo, comemorado em 27 de março. O evento prossegue até o dia 09 de abril e irá tomar conta dos palcos e ruas da capital sergipana com o que há de melhor no teatro e circo de Sergipe.

Na solenidade de abertura do Festival, que aconteceu no Teatro Tobias Barreto, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, fez questão de ressaltar que o evento é resultado dos anseios da classe artística e já se consolidou como um marco da gestão do governador Marcelo Déda. “As políticas públicas existem pela necessidade e pelo anseio do público a que ela estão voltadas. Esse festival é um exemplo emblemático disso, pois é um resultado da luta e da construção coletiva dos artistas de Sergipe”, destacou Eloísa.

A secretária reforçou ainda que hoje o Festival Sergipano de Teatro existe por força de uma lei estadual criada pela deputada Ana Lúcia, um evento que traduz muito da identidade do sergipano. “Fizemos questão de levar para o placo e para as ruas o que há de melhor na cultura sergipana para que o público possa se reconhecer e valorizar suas raízes. Desta forma nós estaremos trabalhando para fortalecer a identidade cultural do sergipano”, enfatizou.

Desta forma, nada mais apropriado do que levar para o palco do Teatro Tobias Barreto um dos mais antigos grupos de teatro que representa aquilo que há de mais autentico na cultura sergipana: o Grupo Imbuaça. O espetáculo de abertura do III FEST ficou a cargo desta trupe, que apresentou ‘A Farsa dos Opostos’, encantando o público.

“Para nós foi uma responsabilidade muito grande subir ao palco na noite de abertura do Festival. Nós trabalhamos muito para apresentar um espetáculo bem feito e redondinho, afinal a primeira impressão é a que fica”, ressaltou a atriz Izabel Santos, que acompanha o Imbuaça desde a sua primeira formação em 1977.

Quem não pode conferir a abertura do III FEST não precisa desaminar, pois o evento prossegue até o dia 9 de abril com espetáculos de teatro e de circo gratuitos em vários pontos da capital sergipana. As apresentações ocorrerão no Teatro Tobias Barreto, Teatro Atheneu, Teatro Lourival Batista, Igreja dos Capuchinhos e Praça da Juventude, no Augusto Franco. Clique aqui e confira a programação completa.

Além das apresentações artísticas, o festival conta também com uma programação acadêmica patrocinada pela Vivo, que traz para Aracaju o projeto ‘Debates Vivo EnCena’. Durante os dias 8 e 9 de abril ocorrerão mesas redondas com estudiosos e artistas sergipanos sobre diversos temas no Palácio-Museu Olímpio Campus.

Este ano o festival traz também uma novidade, a exposição fotográfica ‘Festival Sergipano de Teatro: um marco na cultura sergipana’, que está em cartaz no primeiro piso do Shopping Riomar e traz registros dos fotógrafos Fabiana Costa e Filippe Araújo das duas últimas edições do festival. A exposição fica em cartaz até o dia 9 de abril.

Realização

O III Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura e Instituto Banese. Apóiam o evento o Banese, Sated/SE, Fundação Aperipê e Shopping Riomar. A Vivo é a operadora oficial do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.