II Módulo do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas aborda o tema violência
O programa é realizado pelo Governo Federal em parceria com os estados e municípios. Em Aracaju, a expectativa é capacitar 100 professores e coordenadores da rede municipal de ensino e alguns técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através das coordenadorias de Projetos Sócio-educativos (Semed) e DST-Aids (SMS).O objetivo principal desse módulo é habilitar os profissionais que já desenvolvem ações dentro do programa e estejam aptos a lidar com as diversas questões ligadas a infância e juventude.
Na manhã de hoje o tema abordado foi “Violência”, ministrado pela professora da Universidade Federal de Sergipe e uma das integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Andréa Depiere, que mostrou quais são os direitos humanos. “Os direitos humanos não estão apenas a cargo individual do cidadão, tem que haver também a participação daqueles que estão nos representando no poder, cumprindo com suas obrigações sociais, como saúde, educação e moradia”, explica.
De acordo com Telma Barreto, membro do Grupo Gestor de Educação Municipal de Aracaju, o módulo é uma continuidade do projeto que já está sendo realizado. “Nesse mesmo período do ano anterior aconteceu o 1° módulo. Agora estamos dando continuidade ao trabalho que envolve educação e saúde”, comenta. Ressaltou ainda que o trabalho é desenvolvido mensalmente através da formação continuada, que acontece no mesmo auditório do 2° módulo.
Para Jô Oliveira, membro do Grupo Gestor de Saúde Municipal, o projeto é de fundamental importância, já que articula temas importantes para serem abordados na escola. “O trabalho é preventivo, mas de forma efetiva contamos com os educadores, para que temas como os que estão sendo discutidos hoje, sejam levados à sala de aula”, disse.
Um dos resultados obtidos com esse trabalho pode ser observado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama que em 2005 realizou um trabalho com a Unidade Básica de Saúde Celso Daniel, através de palestras, oficinas, projetos educativos que reduziram em 60% o número de adolescentes grávidas. Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO), no Brasil a cada 14 segundos um jovem é infectado pelo vírus HIV; para isso, a capacitação abordará diversas vertentes sobre os direitos humanos.
Estarão envolvidas nas atividades as escolas de Ensino Fundamental Presidente Vargas, Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, Jaime Araújo, Anízio Teixeira, Professor Laonte Gama da Silva, Professora Maria Thétis Nunes, Sérgio Francisco da Silva, Freitas Brandão e José Conrado Araújo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- II Módulo do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas aborda o tema violência – Fotos: Wellington Barreto