[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória foi palco de muita alegria e emoção, na noite desta quarta-feira, 17, durante a solenidade de abertura do Encontro de Contadores de Histórias. O encontro é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Biblioteca Pública Epifânio Dória e Biblioteca Infantil Aglaé Fontes, além do apoio de grupos de contadores de história.

O evento, que tem como público-alvo professores, contadores de história e arte e educadores, reuniu diversos grupos de contadores, escritores e leitores, sendo eles crianças ou não, para apreciar na noite do feriado municipal, diversas histórias de maneira divertida e lúdica.

Sônia Carvalho, diretora da BPED, explica que o objetivo do encontro é reunir os amantes da arte de contar história para avaliar e discutir ações, mapear grupos que ainda não são conhecidos no meio, além de incentivar o gosto pela leitura. “Nosso encontro acontecerá através de palestras e mesas redondas durante a manhã, já à tarde, teremos narração de histórias, onde os grupos poderão interagir para que uma troca de experiências. Vale lembrar que temos aqui um grupo de Maceió, os Carochinhas, que veio participar conosco do nosso encontro, o que só mostra ainda mais nosso compromisso com esta classe e o nosso amor pela narração de histórias”, disse.

A diretora da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes, Cláudia Stocker, conta que o ato de contar história foi o primeiro projeto pensado e desenvolvido na Biblioteca Infantil, visando sempre o incentivo e a disseminação da leitura. “Através do projeto ‘Um, dois, três era uma vez’, nós passamos a conhecer os grupos de contadores de histórias e vimos como isso tem um retorno imediato para as crianças, e foi a partir daí que percebemos como é importante divulgar esta arte de contar histórias”, ressaltou.

“Todo mundo gosta de uma boa história, e eu particularmente amo contar histórias. Quando começamos nosso grupo, isso não era muito difundido em Sergipe, e hoje eu me sinto orgulhosa, ao perceber que as pessoas e os órgãos públicos estão valorizando, e nos convidando para participar cada vez mais de eventos”, comemorou Fátima Colares, coordenadora do Grupo Hannah de Contadores de História.

Já para Antenor Aguiar, pioneiro em Sergipe na arte de contar histórias com o grupo Prosarte que está há mais de seis anos no mercado, afirma que a iniciativa do grupo surgiu durante um curso, onde ao final, os participantes se uniram e fundaram o grupo. “Nosso grupo conta história em creches, orfanatos, hospitais, escolas e em diversos lugares. Eu me sinto extremamente contente quando estou ali, contando história para as pessoas, que se encantam e redescobrem o valor de uma boa história”, lembrou.

Para a pequena, Jhuly Emanuele, de 10 anos, que assistia a solenidade de abertura, a contação de história é muito boa para as crianças, pois as despertam para o mundo da fantasia. “Gosto muito de ouvir os contadores de histórias, pois a partir deles, a contação fica mais dinâmica e consigo me sentir dentro da história”, assegurou a jovem.

O encontro de Contadores de História acontece até esta sexta-feira, 19, no Auditório da BPED. Mais informações através do telefone (79) 3179-1907.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.