Idosos participam de atividades físicas no CRAS Maria Pureza
Na aula os alunos fizeram exercícios físicos e relaxamento, o que contribui para evitar as incapacidades associadas ao envelhecimento. De acordo com a professora Karine Aldriny, a meta principal é criar uma independência nos idosos, no que diz respeito à locomoção diária. “Com a prática eles criam uma resistência maior, evitando quedas, além de deixar o sedentarismo de lado e aumentar a auto-estima”, explica.
Para Marina Santos, 69 anos, a aula chegou em boa hora. “Estava com dores nas pernas porque não fazia nenhuma atividade, agora estarei aqui em todas as aulas, principalmente com uma professora que já nos incentivou tanto no primeiro dia”, enfatiza, acrescentando ainda que participará de todas as atividades que forem oferecidas na unidade.
Sua colega de turma, Nilza Menezes, 60 anos, também diz estar entusiasmada com as aulas, comentando ainda que a integração entre os idosos é também fundamental. “Muito bom estar conhecendo outras pessoas da minha idade, além de fazer exercício, ainda conversamos e damos boas risadas”, comenta.
Segundo a coordenadora da unidade, a assistente social Alessandra Silva, o CRAS está em fase de adequação, onde os programas ainda estão sendo implementados e as vagas serão ofertadas para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A unidade disponibiliza inicialmente 70 vagas, distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde, cada turma composta por 35 alunos. “No que diz respeito ao Agente Jovem, serão 25 vagas disponibilizadas para jovens de 15 a 17 anos”, comenta.
O CRAS Maria Pureza está localizado na travessa Canaã, S/N, bairro Pereira Lobo. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3179-1366.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Idosos participam de atividades físicas no CRAS Maria Pureza – Fotos: Wellington Barreto