[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A tarde de ontem, dia 10, foi animada no salão paroquial da Igreja Sagrada Família, no bairro Sol Nascente. O motivo foi a palestra “De bem com o corpo e a mente” do Projeto Envelhecer Vivendo, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
O projeto vem sendo executado desde maio deste ano pela Divisão de Apoio à Terceira Idade da secretaria, através de duas estagiárias de serviço social. O objetivo é contribuir para a ampliação da qualidade de vida dos idosos, com informações sobre aspectos relacionados à saúde e à cidadania. Nele, são desenvolvidas quatro oficinas: Direitos e Deveres dos Idosos, Alimentação Saudável, De Bem com o Corpo e a Mente e Envelhecer Vivendo.
As oficinas são realizadas nos centros de convivência dos grupos de Idosos assistidos pela SMASC. A cada oficina, reúnem-se dois grupos de bairros diferentes.
Na oficina de ontem, participaram cerca de 60 idosos integrantes dos grupos do Sol Nascente e do Aloque. Eles demonstraram que, além de discutir os assuntos, sabem colocar as teorias em prática. A turma dançou, cantou e permaneceu ativa durante toda a tarde.
“É gratificante poder trabalhar com esse público. E em todas as oficinas, a participação é assim, integrada e construtiva”, afirma a estagiária Cristiane Nunes da Cruz, que conduziu a oficina juntamente com a colega Beatriz Cristina Gomes.
Para a aposentada Dagmar Cardoso Lemos, 75 anos, do Sol Nascente, participar do projeto significa colocar em prática sua filosofia de vida. “Tenho muita satisfação em participar do grupo. Aqui, além das inúmeras atividades que participamos, temos amigos de verdade. Vivo bem, e quero poder continuar assim, oferecendo amor e carinho para minha família e amigos, pois colhemos aquilo que semeamos”, afirma.
“Isso aqui é bom demais. A gente conversa, troca experiência e sempre leva um novo aprendizado para casa. Fico feliz em perceber essa integração de pessoas da minha idade que não se cansam de viver”, diz o aposentado João Joaquim de Santana, 68 anos, caboclo do Reisado do Aloque.
A oficina encerrou com uma comemoração especial para os aniversariantes do mês. Na tarde desta quinta feira, dia 11, é a vez dos grupos do Porto Dantas e do Santos Dumont participarem da oficina sobre Alimentação Saudável, no Centro Comunitário do Porto Dantas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.