[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Chamar a atenção de servidores e acompanhantes de pacientes do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) sobre a importância da doação e captação de órgãos e tecidos e contribuir para reduzir o drama dos que esperam por um transplante no Estado. Com esse objetivo, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do HUSE vai integrar a programação elaborada este ano pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Sergipe (CNCDO/SE). As atividades são desenvolvidas a partir do dia 30 deste mês e prosseguem até 29 de setembro.

Este ano, as atividades da CIHDOTT serão realizadas em conjunto com a Central no dia 25 de setembro, através de panfletagem na portaria e em diversos setores do hospital, a exemplo do Pronto-Socorro, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro de Trauma. Haverá ainda a participação da U.T.rIso, grupo de profissionais que leva ações de humanização a pacientes internados no HUSE.

De acordo com a coordenadora da comissão, Rosângela Amaral, as ações marcam o início de um processo de conscientização sobre o processo de morte encefálica e a relação desta com a doação de órgãos e tecidos. Como parte desse processo, a CIHDOTT também pretende realizar, a partir deste ano, treinamento específico para funcionários do HUSE que atuam nas áreas de emergência do hospital, como os Centros Cirúrgico e de Trauma, Pronto-Socorro Adulto, UTI e Semi-Intensiva.

"Com o treinamento, queremos qualificar os profissionais que atuam no HUSE sobre o reconhecimento da morte encefálica, conscientizando-os inclusive quanto à necessidade do correto preenchimento do Protocolo de Morte Encefálica", explicou Rosângela Amaral. Outro aspecto importante está relacionado a ações educativas e de conscientização junto a acompanhantes de pacientes internados no HUSE. "Apesar da constatação da morte encefálica, muitas doações não se efetivam por questões de ordem cultural e até religiosa", ressaltou a médica.

Estatísticas

Desde que começou a funcionar em janeiro deste ano, a CIHDOTT, responsável pela busca ativa de doações no HUSE, já realizou 30 captações de órgãos e tecidos até o mês de julho, sendo 24 de córnea, uma de fígado, uma de osso e quatro de rim. No caso da córnea e dos rins, cada captação representa possibilidade de dois transplantes.

Segundo dados da Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos de Sergipe (CNCDO/SE), atualmente há 606 pessoas na lista de espera por um transplante no Estado. Deste total, 349 (57,6%) aguardam por doações de córneas, enquanto o restante (257) necessita de um transplante de rim. Desde que foi criada, em 2000, até julho deste ano, a Central já viabilizou a realização de 446 transplantes, dos quais 53 somente em 2007.

Dia Nacional do Doador

De acordo com Benito Fernandez, coordenador da CNCDO/SE, este ano a programação alusiva ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, comemorado no dia 27 de setembro, será iniciada mais cedo. "Vamos abrir a campanha 2007 durante o IV Congresso Sergipano de Saúde, que acontecerá nos dias 30 deste mês e 1º de setembro, no Centro de Convenções de Sergipe", informou Fernandez.

Segundo ele, no primeiro dia do evento será proferida palestra sobre o tema ‘Transplantes de Órgãos – Mitos e Verdades’, com a participação de Roberto Schilindwein, coordenador do Sistema Nacional de Transplantes. A programação terá continuidade entre os dias 24 e 29 de setembro, com realização de panfletagens na Secretaria de Estado da Saúde (SES) e no HUSE, palestras e montagem de estandes educativos na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e no Shopping Jardins.

Confira a programação

24 de setembro (segunda-feira)
Local: Sede da Secretaria de Estado da Saúde
Panfletagem e palestras para funcionários durante todo o dia

25 de setembro (terça-feira)
Local: Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE)
Panfletagem junto com a U.T.rIso na portaria e em outros setores do hospital

26 de setembro (quarta-feira)
Local: Universidade Federal de Sergipe
Palestra e estande para panfletagem

27 de setembro (quinta-feira)
Local: Shopping Jardins
Palestra e estande para panfletagem

28 de setembro (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Auditório da Universidade Tiradentes (Unit)
Palestra e apresentação de espetáculo teatral para alunos

Dia 29 de setembro (sábado)
Horário: 19h30
Local: Igreja São José
Missa em Ação de Graças por doadores de órgãos e receptores

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.