HUSE regulariza sessões de radioterapia a partir desta quarta-feira
O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) retoma normalmente nesta quarta-feira, 5, as sessões de radioterapia realizadas no Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite (COOL). As aplicações estavam suspensas desde o dia 19 de novembro em virtude de um defeito apresentado em uma das placas do acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento de pacientes com câncer.
De acordo com Katiúcia Santana Bomfim, coordenadora da Física-Médica do Centro de Oncologia, um técnico da Siemens, empresa fabricante do acelerador linear, constatou o problema e solicitou a aquisição de uma nova placa em caráter de urgência. A peça, importada da Alemanha, chegou ao Brasil no dia 23 e foi implantada três dias depois.
O equipamento voltou a funcionar e, na última sexta-feira, 29, apresentou novo problema, desta vez em uma válvula. "Como no fim de semana a assistência técnica do fabricante não funciona, nesta segunda e terça-feiras, dias 3 e 4, técnicos da empresa e a coordenação de Física Médica trabalharam o dia inteiro para solucionar o defeito e fazer o equipamento funcionar", explicou Katiúcia Santana.
"É importante deixar claro que esse tipo de problema não é uma falha do serviço, mas uma situação imprevisível que pode ocorrer com qualquer equipamento eletrônico", esclareceu. Atualmente, a radioterapia do HUSE atende a uma média de 60 pacientes por dia.
Diferencial
O serviço de radioterapia externa conformacional 3D é um dos diferenciais no tratamento oferecido pelo Centro de Oncologia do HUSE. A teleterapia, modalidade de radioterapia em que a fonte da radiação está distanciada do corpo, é feita com o uso do acelerador linear e é indicada, na maioria das vezes, para casos de câncer de esôfago, próstata e tumores cerebrais.
O Centro de Oncologia do HUSE oferece ainda à população tratamento de lesões superficiais com técnicas avançadas que preservam mais os tecidos profundos do corpo e a própria pele, como no caso do câncer de mama, por exemplo.
O Serviço de Radioterapia oferecido em Sergipe pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) é um dos poucos do Brasil a possuir tomógrafo dedicado, que funciona por meio de um sistema a laser capaz de localizar o centro da lesão com precisão. Com simulações computadorizadas, o Estado garante mais qualidade na localização do tumor e na avaliação da distribuição da dose de Rádio para os pacientes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE regulariza sessões de radioterapia a partir desta quartafeira – Foto: Wellington Barreto