HUSE reforça atendimento a queimados com sala exclusiva no PS
O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) implantou desde a última segunda-feira, 16, uma sala exclusiva no Pronto-Socorro para assistência imediata às vítimas de queimaduras. O espaço serve de apoio à Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) e faz parte do esquema montado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) pra atender a pacientes queimados durante o período junino com reforço nas escalas de plantão, especialmente na cirurgia geral, clínica médica, ortopedia e enfermagem.
A sala tem capacidade para atender até três pacientes ao mesmo tempo e conta com a atuação exclusiva de um cirurgião plástico e um auxiliar de enfermagem durante 24 horas. Nela, são atendidos os casos menos complexos de lesões provocadas por fogos de artifício, em que o paciente pode retornar para casa no mesmo dia. Já os casos mais graves, são encaminhados para a UTQ.
"Aqui são atendidos os pacientes que estão estáveis. Já os que apresentam uma lesão mais grave e necessitam passar por algum procedimento cirúrgico ou acompanhamento mais detalhado recebem o primeiro atendimento na área vermelha e, em seguida, são encaminhados para a Unidade de Tratamento de Queimaduras", diz a coordenadora da Urgência e Emergência do HUSE, Genisete Pereira.
De acordo com a diretora-técnica do HUSE, Lycia Diniz, o reforço no atendimento prepara o hospital não apenas para o aumento da quantidade de pessoas lesionadas por fogos de artifício, mas também das vítimas de acidentes de trânsito. "Como se trata de uma festa descentralizada, que acontece em muitos municípios, há também um aumento dos acidentes nas estradas em virtude do grande deslocamento de pessoas pelas rodovias", explica, ao informar que entre os dias 20 e 24, e 28 e 29 de junho os plantões serão ainda mais reforçados.
UTQ
Única unidade especializada na assistência às vítimas de queimaduras no Estado e uma das 38 unidades de alta complexidade de todo o País credenciadas junto ao Ministério da Saúde (MS), de acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a UTQ do Hospital de Urgência de Sergipe chega a registrar um crescimento de mais de 200% no número de ocorrências durante o período junino.
Para dar conta da demanda, de seis a sete enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem estão se revezando em plantões de 6 horas, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, as equipes trabalham em dois turnos de 12 horas cada. A equipe também é composta por cirurgiões plásticos e anestesiologistas, que trabalham em turnos de 12 horas, inclusive aos sábados e domingos.
Números
Em 2007, somente em junho toda a Urgência/Emergência do HUSE atendeu a 100 pacientes queimados, dos quais 41 por fogos e os demais por líquidos superaquecidos, alimentos quentes, substâncias inflamáveis, além de uma queimadura solar.
No mesmo período, só a UTQ atendeu a 31 pacientes (quatro por fogos de artifício) e realizou 165 procedimentos cirúrgicos como cirurgias reparadoras, curativos, enxertos e debridamentos (retirada de tecidos mortos). Este ano, de janeiro a maio, a unidade já havia recebido para tratamento 132 pessoas (nenhuma com queimadura causada por fogos) e realizado 579 procedimentos cirúrgicos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE reforça atendimento a queimados com sala exclusiva no PS – Foto: Márcio Garcez/Saúde