[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose (24 de março) o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) preparou a II Semana de Prevenção da Tuberculose, da qual participam profissionais das áreas de saúde e administrativa. Nesta sexta-feira, 25, o superintendente do Hospital, Francisco Claro, a médica infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Iza Lobo, e o médico infectologista Marco Aurélio Góes, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Huse, abordam temas referentes ao programa de prevenção da tuberculose dentro do Huse.

De acordo com o superintendente, Francisco Claro, a iniciativa faz parte do programa de educação permanente da unidade. “Além de cuidar da população, esta ação deve mostrar aos profissionais de saúde como cuidar de si mesmos. O que esperamos como resultado é uma mudança de conduta, uma mudança cultural, uma forma de ensinar a cuidar do cuidador”, expõe.

Na programação constam ainda os protocolos para classificação de risco para coleta de escarro e para conduta médica, conforme explica a infectologista Iza Lobo. “A abordagem desses pontos é fundamental para que o profissional de saúde possa ajudar a reduzir a transmissão da tuberculose dentro do hospital. No Huse, temos uma média de dez pacientes por mês com a doença, portanto, é preciso adaptar espaços de isolamento, coletar o escarro de forma segura, em salas específicas, agilizar o diagnóstico da tuberculose e evitar que o paciente com diagnóstico confirmado fique transitando pelo hospital”, explica a médica.

Ainda de acordo com Iza Lobo, todos os profissionais que circulam no Huse necessitam prestigiar o evento, pois estão sujeitos a riscos e precisam ter conhecimento sobre formas de evitar o contágio. A enfermeira Clarice Torres é uma das participantes. Ela conta que muitas vezes falta informação ao trabalhador da saúde. “Todo profissional deve ter uma conduta adequada ao que acontece em um hospital. O esclarecimento é extremamente necessário para mudar uma visão cultural e ensinar médicos, enfermeiros e pessoas da área de saúde a ter uma postura correta diante das doenças”, ressalta.

Metodologia

A programação continua até o próximo dia 31 de março. Na última quinta-feira, 24, e nesta sexta, 25, os participantes tiveram acesso à parte teórica da capacitação. A partir do dia 28 acontece a parte prática, com programação que segue até o dia 31 nos turnos da manhã e da tarde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.