HUSE: nova fase revela hospital mais resolutivo e com melhor atendimento
O número de atendimentos no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) no mês de fevereiro deste ano cresceu 36,67% se comparado ao mesmo período de 2007. O resultado demonstra o aumento no nível de resolutividade da unidade hospitalar que, mesmo atendendo a um número maior de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), conseguiu imprimir uma nova dinâmica à assistência daqueles que diariamente buscam os serviços do hospital.
De acordo com o relatório de desempenho do HUSE, somente no mês passado os atendimentos de urgência e emergência totalizaram 14.399. Em fevereiro de 2007 foram registrados pouco mais de 10.500 atendimentos. A estatística também registrou um crescimento no número total de atendimentos gerais, que incluem ainda as internações e as consultas nos ambulatórios oncológico, de radioterapia e do Serviço de Medicina do Trabalho (SESMT). Foram 21.449 atendimentos no último mês, e 16.795 em fevereiro do ano passado.
"Depois de um ano de trabalho, isso prova que as ações implementadas pela Secretaria de Estado da Saúde estão no caminho certo e têm ampliado e melhorado o atendimento à população", afirma Josias Dantas Passos, diretor-geral do HUSE. Segundo ele, os resultados são reflexos diretos de medidas como a criação do grupo gestor de leitos e do atendimento horizontal no PS Adulto que, entre outras coisas, vem proporcionando um cuidado integral ao paciente, reduzindo o tempo de permanência e agilizando as altas hospitalares.
Diante da constatação de maior resolutividade no HUSE, o diretor ressalta que é possível vislumbrar uma perspectiva ainda melhor de atendimento a partir da construção da nova área de urgência do hospital. Com a reforma que será iniciada este mês no PS Adulto, Josias Passos lembra que serão criadas as condições ideais para a implantação de um novo modelo de assistência ao usuário do SUS. "O acolhimento com classificação de risco, que já vem sendo utilizado na clínica médica do pronto-socorro, vai priorizar a gravidade do paciente", frisou.
Reconhecimento
Os profissionais que atuam no pronto-socorro e os usuários que buscam atendimento na unidade hospitalar reconhecem a mudança radical nos serviços prestados pelo HUSE. É o caso de Maria Auxiliadora Moura Menezes, 38, moradora da Barra dos Coqueiros, que nesta quarta-feira, 5, acompanhava o tio internado na ala masculina do PS adulto.
"Nós chegamos aqui na terça-feira, 4, e o atendimento foi imediato. Não tenho do que reclamar, pois meu tio está sendo muito bem atendido", disse, ao recordar de outra situação em que precisou dos serviços do HUSE. "Há alguns anos precisei de atendimento aqui no hospital. A lembrança que tenho é de muita gente esperando pra ser atendida nos corredores. Hoje, felizmente, a situação é outra", lembra dona Maria Auxiliadora.
As ações implementadas pela atual gestão e a conseqüente melhoria das condições de trabalho também são enfatizadas pelos profissionais do HUSE. Nesse aspecto, o diretor do pronto-socorro do HUSE, Yure Maia, destacou a atuação da equipe de atendimento horizontal. "Com esta iniciativa, conseguimos estender a linha de cuidado, garantindo ao paciente acompanhamento integral e mais agilidade na realização dos procedimentos", comenta o diretor.
O enfermeiro Júlio César Lima, também do pronto-socorro, destacou que a criação do grupo gestor de leitos teve uma importância enorme para otimizar o fluxo de pacientes no hospital, onde antes a falta de critérios e protocolos de atendimento postergava as altas e transferências hospitalares. "A iniciativa também foi decisiva para reduzir a carga de tensão e o nível de estresse a que estavam submetidos profissionais e usuários da unidade", diz Júlio César.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE: nova fase revela hospital mais resolutivo e com melhor atendimento – Foto: Márcio Garcez/Saúde