[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Comissão e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH/SCIH) do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) deu início na manhã desta segunda feira, 24, à programação destinada à semana de prevenção da tuberculose no HUSE. Durante toda manhã, profissionais do Pronto-Socorro adulto participaram voluntariamente de um mutirão para aplicação do teste de PPD, que serve para avaliar a exposição e infecção anterior do profissional pelo bacilo causador da tuberculose.

Até o próximo dia 27, atividades educativas, palestras e treinamentos de profissionais sobre os novos protocolos de manuseio e prevenção da tuberculose estão previstos na programação. A semana de prevenção à tuberculose foi lançada no HUSE no dia em que a doença é lembrada mundialmente, dia 24 de março. Os testes de PPD vão identificar médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que estejam com o bacilo da tuberculose para que sejam tomadas as medidas preventivas e educativas necessárias.

"Nós estamos iniciando os testes pelo PS por se tratar de um local onde os profissionais estão em maior exposição ao bacilo. Porém, a depender da adesão, já pensamos em expandir os testes para os demais setores do hospital", comenta a coordenadora da CCIH, Iza Maria Fraga Lobo, ao lembrar que, apesar da exposição e risco de infecção pelo bacilo, grande parte dos profissionais do HUSE não apresenta os sintomas da doença e nem mesmo o risco de transmissão para outras pessoas.

Segundo Iza Lobo, as estatísticas e a literatura técnica sobre o tema revelam que somente entre 5% a 10% dos profissionais que atuam nas urgências/emergências acabam desenvolvendo a doença, em conseqüência da baixa imunidade provocada por diversos fatores, como o estresse ou má alimentação.

Novo protocolo

A Semana de Prevenção da Tuberculose no HUSE vai preparar os profissionais do hospital para a utilização do novo protocolo de manuseio e prevenção da tuberculose, que desde novembro de 2007 vem sendo elaborado pelo CCIH do HUSE.

Embora se trate de uma doença muito freqüente entre brasileiros, a tuberculose ainda é pouco discutida e suas implicações merecem mais atenção. Diariamente, uma média de dois pacientes dão entrada no PS do HUSE com a confirmação da doença.

O novo protocolo estabelece recomendações que devem ser adotadas tanto por médicos e profissionais de enfermagem, como medidas de ordem administrativa. "O HUSE já dispõe hoje de dois quartos de isolamento exclusivamente para internação de pacientes suspeitos de tuberculose", acrescenta a infectologista.

Treinamento

Iza Lobo informou ainda que nos dias 27 e 28 deste mês, quinta e sexta-feiras, as atividades da Semana de Prevenção à Tuberculose estarão concentradas na realização de dois treinamentos sobre o uso de máscaras faciais indicadas para a prevenção da exposição ocupacional ao bacilo da tuberculose.

Na tarde de quinta-feira, 27, a CICH apresentará o Protocolo de Manuseio e Prevenção da Tuberculose Ocupacional que deve ser adotado pelos profissionais de saúde do HUSE. Nele estão contidas as medidas e ações destinadas à conscientização sobre os riscos e as precauções adequadas para evitar a transmissão ocupacional, bem como melhorar a qualidade da assistência prestada ao paciente portadores da doença.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.