HUSE detalha esquema especial para atendimento a queimados
A equipe médica do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) definiu nesta quarta-feira, 6, os últimos detalhes do plano de assistência ao atendimento de vítimas de queimaduras. O plano estabelece apoio logístico e de pessoal nas Unidades de Trauma e de Tratamento de Queimados (UTQ), além do Centro Cirúrgico, com o objetivo de reforçar o atendimento a possíveis pacientes com queimaduras. Também haverá mais integração entre o Trauma, a UTQ e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) para o atendimento a vítimas de acidentes maiores e até mesmo catástrofes.
Haverá também a duplicação do número de leitos na UTQ do HUSE de 14 para 28. Para isso, a Ala D será utilizada como enfermaria para atender pacientes queimados que necessitem de internação. Atualmente, a Ala D atende pacientes advindos das áreas de ortopedia, cirurgia geral, plástica, vascular e neurocirurgias de urgência/emergência.
Além disso, a equipe de profissionais de saúde será reforçada, com redimensionamento do pessoal de enfermagem para prestar atendimento no setor de Trauma, UTQ e Centro Cirúrgico, de 20 a 30 de junho, período de maior incidência de acidentes com fogos de artifício.
Por causa dos festejos juninos, este é um mês em que tradicionalmente o hospital registra um aumento significativo da incidência de queimaduras provocadas, principalmente, por fogos de artifício, alimentos superaquecidos e substâncias inflamáveis, como álcool.
Cirurgia plástica
Na UTQ, haverá cirurgião plástico de plantão durante 24 horas. Além desse profissional, o plano vai disponibilizar o reforço de mais dois cirurgiões plásticos de plantão no setor de Trauma de 22 a 24 e de 28 a 30 de junho. Neste mesmo período, a UTQ vai dispor ainda de um anestesiologista para atendimento dia e noite.
O plano de assistência também prevê a integração de outros setores e serviços do HUSE com a Unidade de Tratamento de Queimados. O Centro Cirúrgico, por exemplo, vai disponibilizar leitos para recepção e material necessário ao atendimento dos pacientes vítimas de trauma de mão, geralmente provocados por fogos de alto teor explosivo. Entre os dias 20 e 30 de junho, a UTI Geral e a CTI Pediatria vão atender a pacientes graves que não tenham condições de internamento na UTQ.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE detalha esquema especial para atendimento a queimados – Foto: Márcio Garcez/Saúde