[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A gerência de Nutrição do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) realiza nesta quinta-feira, 19, às 15h, o I Módulo do Curso de Atualização em Terapia Nutricional Enteral. O curso acontece ao lado do auditório do HUSE e destina-se à capacitação de médicos, nutricionistas e equipes de enfermagem que trabalham na unidade.

A terapia nutricional enteral é uma dieta especial, administrada a base de sondas interais, que é prescrita a pacientes impossibilitados de se alimentarem por via oral, ou pacientes em tratamento intensivo que se encontram desacordados ou inconscientes, como as vítimas de politraumatismos e AVC, entre outras.

De acordo com a gerente de nutrição do HUSE, Sieune Roberta Gomes, essa é a primeira vez que o tema da terapia nutricional enteral é debatido em oficina para os profissionais que trabalham no hospital. Segundo ela, a proposta é que até o final do ano sejam realizados seis módulos abordando o assunto, sendo um a cada mês.

"O nosso objetivo é trabalhar este tema junto à equipe multidisciplinar do hospital, principalmente junto aos profissionais de enfermagem, que são responsáveis diretamente pela administração da dieta enteral junto ao paciente", explica Sieune Roberta, que também é uma das palestrantes.

Distribuídas em quatro aulas, as palestras abordarão desde a história da nutrição enteral até o manuseio de equipamentos. "O enfermeiro é o profissional responsável por administrar a dieta do paciente e deve estar atento a alguns cuidados para que não haja, por exemplo, obstruções na passagem do alimento ou qualquer outra complicação gerada pelo mau uso da sonda naso-interal, por exemplo", explica a gerente de enfermagem da UTI e do Centro Cirúrgico do HUSE, Cristina Costa.

No HUSE, cerca de 17 nutricionistas trabalham exclusivamente no acompanhamento de pacientes que necessitam de uma alimentação especial. Estes profissionais realizam a avaliação nutricional de cada paciente, elaborando uma dieta adequada às necessidades de cada um.

A nutrição clínica é fornecida por laboratórios, sendo o fracionamento de cada dieta realizado pelo nutricionista do hospital. Já a aplicação da terapia nutricional enteral fica a cargo do enfermeiro, que realiza todo o manuseio da sondagem naso-interal.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.