HUSE atendeu quase 13 mil pacientes em maio
Medidas administrativas adotadas pela nova gestão do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) vêm contribuindo para dar maior resolutividade no atendimento à população que procura os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde março, quando foram reativadas três salas do Centro Cirúrgico, a quantidade de cirurgias realizadas por mês na unidade passou de 365 para 418, um aumento de 13%.
O funcionamento pleno das cinco salas do Centro Cirúrgico duplicou a capacidade de atendimento no HUSE. Cada sala funciona, em média, com quatro profissionais: um anestesista, um circulante (técnico ou auxiliar de enfermagem), um cirurgião e um instrumentador. Para cirurgias de maior porte, até três cirurgiões podem ser mobilizados.
De acordo com o levantamento divulgado pela gerência do Centro Cirúrgico e do Centro de Material Esterilizado (CME), do total de intervenções cirúrgicas, 136 foram de grande porte, 228 de médio porte e 54 de pequeno.
Em maio, foram realizadas 138 cirurgias gerais, 15 pediátricas, 46 plásticas, 31 ortopédicas, 23 buco-maxilo-faciais, 64 neurológicas e oito na área de otorrinolaringologia. No mesmo período, o Centro Cirúrgico executou ainda nove procedimentos cirúrgicos oftalmológicos, 25 torácicos, quatro urológicos e 55 cirurgias vasculares.
Urgência
O levantamento indica também que, no mês passado, 12.905 pacientes passaram pelo setor de Urgência/Emergência do HUSE. Deste total, 6.845 pacientes foram atendidos no Pronto-Socorro Adulto e 3.527 na Unidade de Trauma. Os acidentes por queda, no trânsito, atropelamentos, agressões físicas e atentados com armas brancas e de fogo também continuam na lista dos motivos que mais levaram pessoas ao hospital.
Pelo PS Infantil passaram 1737 crianças. Outras 725 foram atendidas na Ortopedia e 71 no Ambulatório de Retorno. 35,26% dos pacientes que receberam atendimento de urgência no mês passado no HUSE (35,26%) foram procedentes de Aracaju, num total de 4.550 pessoas. Nossa Senhora do Socorro encaminhou 18,45% dos atendimentos, ou seja, 2.378 pessoas, e São Cristóvão foi responsável por 11,82% dos pacientes atendidos no HUSE, o equivalente a 1.525 pessoas.
Diminuição da virose
O balanço revela uma redução de quase 300% no número de casos diagnosticados como virose em relação a abril. Enquanto naquele mês foram registrados 567 casos de virose, em maio esse total caiu para 147, o equivalente 1,27% do total de atendimentos no mês.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE atendeu quase 13 mil pacientes em maio – Foto: Márcio Garcez/Saúde