[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Medidas administrativas adotadas pela nova gestão do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) vêm contribuindo para dar maior resolutividade no atendimento à população que procura os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde março, quando foram reativadas três salas do Centro Cirúrgico, a quantidade de cirurgias realizadas por mês na unidade passou de 365 para 418, um aumento de 13%.

O funcionamento pleno das cinco salas do Centro Cirúrgico duplicou a capacidade de atendimento no HUSE. Cada sala funciona, em média, com quatro profissionais: um anestesista, um circulante (técnico ou auxiliar de enfermagem), um cirurgião e um instrumentador. Para cirurgias de maior porte, até três cirurgiões podem ser mobilizados.

De acordo com o levantamento divulgado pela gerência do Centro Cirúrgico e do Centro de Material Esterilizado (CME), do total de intervenções cirúrgicas, 136 foram de grande porte, 228 de médio porte e 54 de pequeno.

Em maio, foram realizadas 138 cirurgias gerais, 15 pediátricas, 46 plásticas, 31 ortopédicas, 23 buco-maxilo-faciais, 64 neurológicas e oito na área de otorrinolaringologia. No mesmo período, o Centro Cirúrgico executou ainda nove procedimentos cirúrgicos oftalmológicos, 25 torácicos, quatro urológicos e 55 cirurgias vasculares.

Urgência

O levantamento indica também que, no mês passado, 12.905 pacientes passaram pelo setor de Urgência/Emergência do HUSE. Deste total, 6.845 pacientes foram atendidos no Pronto-Socorro Adulto e 3.527 na Unidade de Trauma. Os acidentes por queda, no trânsito, atropelamentos, agressões físicas e atentados com armas brancas e de fogo também continuam na lista dos motivos que mais levaram pessoas ao hospital.

Pelo PS Infantil passaram 1737 crianças. Outras 725 foram atendidas na Ortopedia e 71 no Ambulatório de Retorno. 35,26% dos pacientes que receberam atendimento de urgência no mês passado no HUSE (35,26%) foram procedentes de Aracaju, num total de 4.550 pessoas. Nossa Senhora do Socorro encaminhou 18,45% dos atendimentos, ou seja, 2.378 pessoas, e São Cristóvão foi responsável por 11,82% dos pacientes atendidos no HUSE, o equivalente a 1.525 pessoas.

Diminuição da virose

O balanço revela uma redução de quase 300% no número de casos diagnosticados como virose em relação a abril. Enquanto naquele mês foram registrados 567 casos de virose, em maio esse total caiu para 147, o equivalente 1,27% do total de atendimentos no mês.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.