HUSE atendeu a 77 pacientes com queimaduras este mês
Até a manhã desta terça-feira, 26, 77 pessoas foram atendidas no Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) vítimas de queimaduras, provocadas por fogos de artifício, líquidos superaquecidos, alimentos quentes e substâncias inflamáveis, como álcool e thinner. Do total, 31 casos foram de pacientes queimados por fogos de artifício e 46 por outros tipos de queimaduras, inclusive um caso de queimadura solar.
Em relação ao mesmo período de 2006 (1º a 24 de junho), o número de queimados por líquidos superaquecidos, alimentos quentes e substâncias inflamáveis diminuiu. Naquele ano, foram registrados 74 casos de queimaduras diversas, mais 45 por fogos de artifício e nenhuma solar, num total de 119 vítimas.
De acordo com o cirurgião plástico Reginaldo da Silva Lessa, gerente-médico da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), entre os pacientes com queimaduras que foram atendidos este mês no HUSE, uma teve amputação total de uma das mãos. Trata-se de um paciente jovem que sofreu um acidente ao soltar uma espada.
Só no último fim de semana, entre os dias 22 e 24, quando se intensificaram os festejos juninos em virtude das comemorações alusivas ao São João, 32 pessoas com queimaduras foram atendidas na Urgência-Emergência do HUSE, das quais 25 causadas por fogos de artifício e outras sete de casos provocados por líquido superaquecido, alimentos quentes e substâncias inflamáveis.
Deste total, sete pessoas sofreram traumas de mão, face e em outras partes do corpo provocados por fogos, sendo submetidas a intervenções no Centro Cirúrgico. Quatro desses pacientes permanecem internados na ALA D do HUSE, enquanto os outros três foram atendidos no Centro de Trauma e, depois de receberem tratamento, tiveram alta hospitalar.
Desde o dia 20, o Hospital de Urgência de Sergipe colocou em operação o plano de assistência às vítimas de queimaduras, ampliando o número de leitos na UTQ. A unidade dispõe de 14 leitos, sendo quatro para adultos, quatro infantis, mais quatro de UTI e dois de semi-intensiva. Também houve reforço no número de cirurgiões plásticos e de pessoal de apoio, como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, tanto na UTQ como na Unidade de Trauma, no Pronto-Socorro e no Centro Cirúrgico, que funciona plenamente com cinco salas.
Números da UTQ
De acordo com o balanço parcial divulgado nesta terça-feira, na Unidade de Tratamento de Queimados foram internadas 24 pessoas com queimaduras, das quais seis por fogos de artifício. Também foram realizados 105 procedimentos cirúrgicos, entre curativos, cirurgias reparadoras e desbridamentos para retirada de tecidos necróticos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- HUSE atendeu a 77 pacientes com queimaduras este mês – Foto: Márcio Garcez/Saúde