[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Semana Mundial de Combate ao Câncer foi aberta nesta segunda-feira, 4, no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O evento, que prossegue até sexta-feira, 8, tem como um dos principais objetivos conscientizar e formar multiplicadores de informações sobre fatores de risco da doença. Assim, ficam maiores as chances de promover a detecção precoce do câncer e, consequentemente, proporcionar maiores condições de cura e de qualidade de vida para os pacientes.

Participaram oficialmente da abertura da Semana o secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana; o diretor-geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias; o superintendente do Huse, Francisco Claro, e a coordenadora da Oncologia do Huse, Rute Andrade.

Para Rute, a iniciativa valoriza os profissionais da oncologia e prestigia os pacientes e seus familiares. “Essa Semana de Combate ao Câncer é muito importante. Nos últimos anos já tivemos na Oncologia do Huse muitos avanços, mas esperamos avançar ainda mais, lembrando sempre que sem o envolvimento da equipe nós não somos nada. Até Jesus foi exemplo de trabalho em equipe, pois andava com seus 12 apóstolos”, emociona-se.

A coordenadora ressalta ainda que na oncologia existe toda uma linha de cuidados, que se inicia com o diagnóstico e se prolonga pelo tratamento. Além disso, de acordo com Rute, já existe o serviço de assistência médica em domicílio, fornecido inicialmente para pacientes que moram em municípios com até 70 km de distância da capital sergipana.

O diretor-geral da FHS, Emanuel Messias, foi um dos incentivadores do evento. “Resolvemos inovar na programação, pois sabemos o quanto é fundamental discutir um tema tão relevante, que chega a mexer com nossas emoções. Nosso centro de oncologia hoje é referência no Nordeste e tem se destacado cada vez mais. A oncologia tem se mostrado um espaço valioso para mostrar a importância da qualidade da saúde pública”, declara.

Já o superintendente do Huse, Francisco Claro, reforçou o valor do trabalho dos colaboradores da oncologia. “A Secretaria de Estado da Saúde, a Fundação Hospitalar de Saúde, além de médicos, técnicos, enfermeiros e uma série de profissionais trabalham numa perceptível luta diária para que não falte nada aos pacientes, mostrando que a esperança sempre pode existir”, disse.

Para o secretário adjunto da Saúde, Jorge Viana, o compromisso do governo com a oncologia tem sido demonstrado periodicamente pelo próprio governador de Sergipe, Marcelo Déda. “O governador reconhece de forma pública o compromisso que deve existir com a oncologia. Estamos programando uma ampla discussão, envolvendo Universidade Federal de Sergipe, Conselho de Medicina, a possibilidade de trazer o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e outras entidades para verificarmos o que ainda pode ser melhorado na oncologia, sempre trabalhando a humanização”, informou.

Uma das pacientes que participou da abertura da Semana Mundial de Combate ao Câncer foi a senhora Maria Aparecida da Silva. Com pouco mais de 60 anos, ela deu um exemplo de vida ao público. “Há oito anos convivo com um tratamento para câncer de mama. Hoje posso dizer que estou curada, graças a Deus e a todos os profissionais que trabalham na oncologia”, relata.

Programação

Na programação desta segunda, foram exibidos ainda dois vídeos motivacionais. Em um deles, colaboradores da oncologia emocionaram o público, ao completarem a frase “Trabalhar na Oncologia é…”. A Semana Mundial de Combate ao Câncer prossegue nesta terça, 5, às 9h, no Centro de Oncologia do Huse, onde profissionais como fisioterapeutas, assistentes sociais, médicos e enfermeiros estarão reunidos com pacientes que apresentam câncer de mama para falar sobre os cuidados que devem ser tomados durante o tratamento.

Na quarta, 6, colaboradores da Atenção Básica e da Atenção Hospitalar receberão informações sobre o que a oncologia disponibiliza atualmente. Na quinta, 7, será a vez das crianças, com um passeio de trenzinho pelas imediações do Huse. Encerrando a programação, na sexta-feira, 8, o dia será de confraternização.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.