[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi no Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, que M.S., filho da dona de casa Josefa Hortência, realizou uma cirurgia de hérnia. “O procedimento foi rápido e meu filho está bem. Ele está recebendo um bom atendimento na pediatria, com tudo o que precisa. As pessoas que aqui trabalham estão cuidando com muita dedicação”, afirmou.

Gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a unidade itabaianense atende à população de 14 municípios da região agreste. O hospital também dá suporte ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). “Somente no primeiro trimestre de 2013 foram atendidos 15.438 pacientes. Deste total, apenas 269 foram transferidos para outras unidades”, disse Rosiane Santana Nascimento, coordenadora administrativa do hospital.

Apesar das obras em fase de finalização, o Hospital Regional de Itabaiana realiza atendimentos no pronto-socorro e está preparado para fazer cirurgias ortopédicas, gerais, oftalmológicas e buco-maxilares.  “Somente nesse primeiro trimestre, foram realizadas 424 cirurgias nas quatro especialidades, sendo que 317 são ortopédicas e gerais”, contabilizou a coordenadora administrativa.

Retaguarda do Huse

O Hospital Regional de Itabaiana recebe os pacientes encaminhados pelo Huse para atendê-los nas especialidades ortopédicas e de clínica geral, como retaguarda. “No Huse, os pacientes são avaliados e os que precisam de atendimento clínico, cirurgião geral ou ortopedista, e não seja na alta complexidade, podem ser transferidos para essa unidade e acompanhados pelas equipes médicas. Parte das cirurgias ortopédicas de monotrauma do Huse é realizada aqui”, disse Darcy Tavares Pinto, superintendente do hospital.

Ampliação da unidade

As obras do Hospital Regional de Itabaiana estão em fase final. “Serão entregues o Centro Cirúrgico, área de emergência, a subestação elétrica no prazo de até 60 dias”, disse Ana Carla Andrade, coordenadora de Infraestrutura da SES.

Ainda de acordo com o superintendente do hospital, após a finalização das obras, haverá uma melhora significativa na assistência prestada pela unidade. “O número de leitos ativos vai ser ampliado. Isso vai dar uma melhoria excepcional no atendimento para a cidade de Itabaiana e para a região”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.