[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Desde o mês de abril, quando o Estado assumiu novamente o comando do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, a unidade de saúde vem ampliando a oferta de serviços e tornando-se referência na região. Todo mês, cerca de oito mil pacientes são atendidos no Hospital Regional e no Centro de Especialidades, que funciona em anexo. Atendimento emergencial, cirurgias diversas, consultas, exames laboratoriais e especializados são alguns dos serviços disponibilizados para a população pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o diretor administrativo do hospital, Jardel Mitermayer, aproximadamente 170 cirurgias estão sendo realizadas por mês na unidade. "Nossa expectativa é chegar a 200 procedimentos cirúrgicos mensais, sobretudo agora, que voltaremos a realizar cirurgias oftalmológicas. Outra boa notícia é que, desde a segunda quinzena de agosto, o hospital também está fazendo cirurgias otorrinolaringológicas. Em média, realizamos sete por semana, sempre aos sábados", disse Jardel, ao acrescentar que havia uma longa fila de espera na região para este procedimento.

Até agosto, 623 cirurgias foram realizadas no Hospital Regional de Itabaiana, que dispõe de três Centros Cirúrgicos, mas tinha apenas dois em funcionamento. "Agora, os três estão funcionando perfeitamente", frisou o diretor. Segundo ele, as cirurgias ortopédicas são realizadas em maior número, já que o município de Itabaiana registra um índice elevado de acidentes de moto. "Esse é um problema grave. Em maio, atendemos a 23 vítimas, enquanto no mês de agosto tivemos 35 casos", comentou Jardel.

Além dos investimentos nos Centros Cirúrgicos, a nova gestão do hospital está recuperando todos os leitos daquela unidade de saúde. "As camas tinham muito ferrugem, o que era um risco enorme para os pacientes. Também fizemos reparos nos compressores de ar e automatizamos o sistema de distribuição de oxigênio, que era manual. O lixo infectante, que a partir de hoje, dia 3, será recolhido por uma empresa especializada e levado a um destino específico. Antes, esse material era coletado por um caminhão de prefeitura e levado à lixeira da cidade para incineração", explicou o diretor.

Serviços especializados

Jardel Mitermayer destacou ainda que o Hospital Regional de Itabaiana atende a um grande número de pacientes oriundos de municípios da Bahia, a exemplo de Jeremoabo, Coronel João Sá, Pedro Alexandre e Paripiranga. "Recebemos muitos pacientes de Areia Branca, Campo do Brito, Carira, São Domingos, Malhador, Moita Bonita, Ribeirópolis, entre outros. Para atender a demanda, temos cinco especialistas de plantão 24 horas por dia: pediatra, ortopedista, cirurgião, anestesista e clínico geral. Nos fins de semana, reforçamos essa equipe com mais um cirurgião", afirmou.

O Centro de Especialidades do Governo é outro destaque em Itabaiana. Com uma equipe de três otorrinolaringologistas, quatro fisioterapeutas, cinco oftalmologistas, dois cirurgiões, dois ortopedistas, um urologista, além de enfermeiros e auxiliares, o Centro já atendeu a mais de dez mil pessoas desde o mês de abril. "Só de sessões de fisioterapia, são mais de 1300 todo mês. Temos um dos melhores Centros de Fisioterapia do Estado", disse Jardel. "Isso sem falar que todos os serviços do centro passaram a ser regulados, o que garante acesso com igualdade para todos os cidadãos", concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.