[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, beneficiou 140 pacientes de 10 municípios do Baixo São Francisco, através do mutirão de cirurgia de catarata, realizado na última quarta-feira, 26. Após 24 horas da realização do procedimento, os pacientes passaram por uma revisão, feita pelos médicos do Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE).

Diante do sucesso das cirurgias e das revisões, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS), e a Secretaria de Saúde de Propriá, já se preparam para a segunda etapa do mutirão, que deve acontecer no mês de setembro de 2013.

O mutirão mobilizou 50 profissionais de saúde entre médicos oftalmologistas, cirurgiões, enfermeiros, anestesistas, auxiliares de enfermagem e equipe de apoio. Novos pacientes já estão sendo cadastrados por vários municípios da região. “A meta agora é beneficiar 400 pacientes de toda a região, principalmente aqueles da terceira idade”, afirma o secretário de Saúde de Propriá, Adelmo Macedo.

O aposentado Edésio Gomes, 58 anos, sofria de catarata há dois anos e mostrou-se aliviado com o procedimento. “Quando fui diagnosticado, busquei ajuda em um hospital de Maceió, Alagoas. Não tive êxito. Ao tomar conhecimento que esse procedimento seria feito aqui em minha cidade, não pensei duas vezes. Agendei, fiz a triagem, passei pela cirurgia e hoje estou me recuperando muito bem. Parabéns a toda equipe pelo profissionalismo e ao Governo de Sergipe, por cuidar da saúde do povo”, comemora.

No dia do mutirão, o governador em exercício, Jackson Barreto, acompanhou a ação ao lado da Secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva, e do diretor Geral da Fundação Hospitalar de Saúde, Marcelo Vieira.

“É gratificante ver o Hospital Regional de Propriá, que foi completamente reformado nesse Governo, oferecer mais esse importante serviço à população carente de todo o Baixo São Francisco. A abertura desse hospital permitiu que as pessoas contassem com um atendimento em saúde mais digno, que os filhos de Propriá voltassem a nascer em seu município e que ainda pudéssemos realizar ações como essa”, enfatiza.

“O Governo de Sergipe trabalha para quem precisa de saúde e soluciona os problemas básicos da população carente do nosso Estado. A Saúde descentralizou diversas ações para os hospitais regionais, fazendo com que todos os sergipanos tenham a garantia de ter a assistência necessária perto de casa, sem se deslocar para a capital. O resultado é a satisfação da nossa gente”, afirma a secretária Joélia Silva.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.