[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A produção de mudas de plantas para ornamentação de praças e canteiros de Aracaju vai ser incrementada com a produção de espécies frutíferas. O objetivo da Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, é promover uma maior arborização da cidade e diversificar as espécies.
Atualmente, o Horto da Emsurb produz aproximadamente 2.500 mudas semanalmente, com uma produção mensal de cerca de 10.000 mudas. A previsão para os próximos meses é de que a produção atual dobre, passando para 5.000 mudas. Para isso, a Emsurb fará a coleta de sementes e desenvolverá novas técnicas de plantio para obtenção de um maior número de espécies. São cerca de 25 tipos diferentes produzidos pelo Horto, entre eles as espécies Zínia, a Pingo de Ouro, a Vinagreira e a Begônia – uma das mais utilizadas na urbanização da cidade. Algumas são cultivadas através da extração de brotos, outras com a aquisição das sementes até mesmo em outros Estados.
Segundo o diretor-presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, a idéia é dotar Aracaju de muito verde, com árvores ornamentais e frutíferas que tornem as ruas da capital mais humana e agradável sob o ponto de vista do bem-estar da população, “e não somente para aqueles que moram em Aracaju, mas também para os que aqui chegarem para nos visitar”, completou Nascimento.
De acordo com Osvaldo Nascimento, as espécies frutíferas serão produzidas assim que a coleta de sementes for concluída. Em pouco tempo, frutas como goiaba, pinha, graviola, manga e caju, entre outras, poderão ser encontradas nas praças de Aracaju. O próprio prefeito Marcelo Déda já observou que “o cajueiro, por exemplo, é um símbolo de Aracaju e vamos manter esse símbolo mais presente nas ruas e avenidas na capital”, disse.
Para Carlos Valério de A. Lafaiete, responsável pelo Horto da Emsurb, é intenção da empresa desenvolver um projeto de arborização que contemple os aspectos urbanísticos e paisagísticos da cidade. “Estamos elaborando um projeto que prevê o plantio de mudas nas praças e canteiros da cidade tendo o cuidado de direcionar a espécie mais adequada ao local, levando em conta análise de solo e critérios morfológicos e climáticos da planta”, explica. Dentro do projeto, conforme as informações do engenheiro agrônomo da Emsurb, as técnicas de cultivo serão definidas para que seja obtido um controle de qualidade da produção, reduzindo o percentual de perda de mudas e resultando também numa maior resistência da planta durante o ciclo de vida.
O cuidado com o Meio Ambiente tem sido um das preocupações da administração municipal, por isso desenvolve com a Emsurb a produção de mudas para a urbanização dos espaços públicos. Segundo Osvaldo Nascimento, “é pensamento da prefeitura fazer com que Aracaju seja a cidade mais verde do país, sem exagero, pois já somos considerados uma cidade jardim”, declarou. Até o final da administração do prefeito Marcelo Déda, cerca de 100 mil árvores deverão ser plantadas em Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.