Homenagem a Déda no campus de Lagarto da UFS
A sede definitiva do campus da UFS em Lagarto, que terá mais dois prédios inaugurados em breve, contará com um monumento em homenagem ao ex-governador Marcelo Déda. O anúncio foi feito pelo reitor Angelo Antoniolli durante visita ao campus no último dia 13.
O artista plástico Bené Santana, o diretor de acervos Cláudio Teixeira e o vice-presidente do IMD Oliveira Júnior estiveram no local com a missão de verificar que tipo de obra se adaptará melhor ao local.
Para o reitor Angelo Antoniolli, “marcar simbolicamente o campus de Lagarto com uma representação daquele que tanto trabalhou para que ele fosse construído é um reconhecimento de toda a sociedade da participação de Marcelo Déda nessa conquista”.
Eliane Déda, viúva do ex-governador, acredita que com o tributo as futuras gerações, que já não vão poder escutar as palavras de Déda, poderão ter a curiosidade de conhecê-lo. “Uma homenagem a ele em uma unidade de ensino irá inspirar as pessoas. Acredito que este novo campus realmente transformará positivamente a região e vai melhorar muito a vida de muita gente”, afirmou Eliane.
Benedito C. de Santana (Bené Santana). Nasceu em Aracaju em 09 de agosto de 1966. Estudou desenho, pintura e gravura na Escola de Belas Artes da Bahia e no Museu de Arte Moderna da Bahia. Desde 1984 vem apresentando seus trabalhos em mostras individuais e coletivas nos principais espaços de arte da cidade de Aracaju, em Salvador e também no exterior, como em Rhode Island (USA). Recebeu diversas premiações em Sergipe, como nas edições do Festival de Arte de São Cristóvão de 1986, 1987, 1988, 1992 e 1993. Produziu algumas esculturas que adornam prédios públicos de Aracaju, como os bustos de Genaro Plech, no Conservatório de Música do Estado de Sergipe; Gumersindo Bessa, no Fórum homônimo e o busto do professor Aluísio de Campos, instalado no Campus da Universidade Federal de Sergipe – professor Aluísio de Campos, bem como obras que fazem parte do acervo do Palácio Museu Olímpio Campos, como a série sobre a morte de Fausto Cardoso e o retrato em óleo do fundador do PMOC, o ex-governador Marcelo Déda (veja abaixo). Tem realizado painéis e pinturas em cerâmica para edifícios comerciais e residenciais da cidade de Aracaju – a exemplo do Tequila Café, do hotel Aquarius e do edifício Pacific Hills.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Reitoria/UFS