[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No dia 17 de Abril é celebrado o Dia Mundial da Hemofilia. Para marcar a data, nesta quarta-feira, a partir das 8h, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade vinculada à Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove um dia de conscientização com palestras informativas sobre a doença.

A programação será realizada no auditório da unidade com a participação da equipe multidisciplinar do ambulatório do Hemose, além de crianças e adultos portadores da doença, profissionais das áreas de saúde e educação, estudantes e familiares dos usuários.

A hemofilia é uma doença genética hereditária que se caracteriza pela falta de fator de coagulação no sangue, responsável pelo controle das hemorragias.  A doença tem dois tipos mais comuns: Hemofilia tipo A, devido à deficiência do Fator VIII e a Hemofilia tipo B em função da deficiência do Fator IX, ambas afetam quase exclusivamente os homens.

Atualmente, o Hemose possui o cadastro com 130 pacientes portadores da Hemofilia no estado, sendo que 90 comparecem regularmente à unidade para o acompanhamento com equipe multidisciplinar. Segundo a Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), o Brasil ocupa a terceira posição mundial em número de diagnósticos, com cerca de 10 mil pacientes no país.

Tratamento

O tratamento dos pacientes hemofílicos é realizado através da reposição do fator deficiente no organismo, cujo produto é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Em Sergipe, o Hemose é responsável pelo atendimento aos portadores da hemofilia e a dispensação dos fatores.

Programação

8h30 – Abertura

– Identificação dos Hemofílicos e os respectivos representantes das unidades de ensino
– Apresentação da Equipe Multidisciplinar

09h – Importância da Associação de Hemofílicos/SE
Palestrante: Glauber da Costa (presidente da Associação)

9h30 – A Hemofilia na Escola
Palestrante: Dr. Richer Mota (médico oncologista pediatra)

10h30 – Aspectos Psicológicos na Hemofilia

Palestrante: Petruska Passos (psicóloga)

11h – Atividades Recreativas na Escola: em quais os hemofílicos pode participar?

Palestrantes: Kelly Barreto e Fabíola Vitor (fisioterapeutas)

11h45 – Encerramento

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.