[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os feriados sempre são motivos de preocupações para os hemocentros brasileiros. Nesses períodos as pessoas aproveitam para viajar e o volume de doações reduz em torno de 20%. Para manter o estoque de sangue regular e atender a demanda da rede estadual, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) irá funcionar no feriado do dia 7 de Setembro, no horário de 8h às l2h.  

Desta forma, o cidadão que vai viajar no feriado da Independência do Brasil e quer contribuir com o serviço de doação de sangue deve procurar o Hemocentro de Sergipe, que está localizado na Avenida Tancredo Neves, bairro Capucho, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A unidade funciona diariamente de 7h30 às 17h.  

Para se tornar um doador, é preciso apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 a 67 anos. Adolescentes com 16 ou 17 anos também podem doar sangue, desde que autorizados formalmente pelos pais ou responsáveis legais.  

Antes de doar é necessário se alimentar e ter repousado pelo menos seis horas. Não pode ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem à doação. O candidato à doação também deve evitar fumar pelo menos duas horas antes de fazer a coleta de sangue. Quem toma remédios controlados ou de forma contínua deve se informar, no próprio serviço de coleta sobre restrições à doação.  

Ampliação 

De acordo com o serviço de Captação de Doadores de Sangue, a instituição trabalha para manter uma coleta diária entre 100 a 120 bolsas de sangue. Somente nos meses de julho e agosto, a média diária de doações oscilou entre 70 a 80 bolsas coletadas. Já em relação ao primeiro quadrimestre deste ano, foi constatada uma redução de 30% nas doações. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.