[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que nesta sexta-feira, 29, dia de São Pedro e ponto facultativo no Estado, a unidade funciona das 8h às 12h. A decisão tem como finalidade restaurar o estoque estratégico de sangue da instituição e manter o atendimento da rede hospitalar do Estado.
 
A abertura do serviço de coleta de sangue também visa atender as pessoas que não participam da comemoração de São Pedro, último santo do ciclo junino. Durante o mês de junho, o Hemose registrou uma redução no número de doações, provocada pelos sucessivos feriados e as celebrações das festas juninas.
 
No sábado, 30, o serviço funciona no horário regular das 8h às 12h. A gerente da Coleta do Hemose, Florita Aquino, informa que a abertura do serviço aos sábados conta com a adesão de um número razoável de doadores regulares. Ela ressalta que, mesmo no período festivo, a unidade abre para atender os serviços de urgência e emergência e os cidadãos que estão com parentes doentes nos hospitais, precisando de transfusões de algum componente do sangue.  “Esse é um dia em que são coletados de 50 a 70 bolsas. O número varia conforme o período e as campanhas”, pontuou.
 
Para doar, basta comparecer ao serviço bem alimentado, ter acima de 50 kg e apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional. No Hemose, o candidato à doação faz um cadastro com informações pessoais, segue para a pré-triagem, para verificar os sinais vitais, medição da pressão arterial, temperatura, altura, peso e o teste dosagem de hemoglobina, para verificar se a pessoa tem anemia.
 
Em seguida, o candidato passa por uma triagem clínica feita com um profissional médico ou enfermeiro. Cumprida essa etapa, o doador aguarda até ser chamado para a sala de coleta, onde é realizada a doação de sangue, com a retirada de uma bolsa com 450 ml de sangue.
 
O Hemocentro de Sergipe está localizado na avenida Tancredo Neves, bairro Capucho, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000 e 3259-3174.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.