[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A equipe do Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) vai coletar doações de sangue dos profissionais da Secretaria de Estado da Administração (Sead) nesta quinta-feira, 12. A coleta acontecerá das 8h às 12h, na sede da própria Sead. O gesto solidário vai efetivar a adesão do órgão à campanha de doação de sangue ‘Santo de Casa também faz Milagre’, desenvolvida pelo Centro de Hemoterapia.

Desde que foi lançada, em 1º de junho, a campanha já mobilizou diversas instituições como o Banco do Estado de Sergipe (Banese), Lions Clube, Colégio Ideal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), Grupo Votorantin, Masterradius, TV Sergipe, e as prefeituras de Laranjeiras e São Miguel do Aleixo, dentre outras.

De acordo com a médica Mariamália Andrade, gerente de atividades médicas do Hemolacen, uma das metas da campanha de doação é estimular a participação de pessoas com sangue fator RH negativo, presente em apenas cerca de 15% da população mundial. "O período de férias escolares é um dos momentos mais críticos para doações, já que muitas famílias viajam e acabam não doando", disse.

Para doar

Os requisitos necessários para doar sangue são:

– Ter idade entre 18 a 65 anos;
– Estar bem alimentado, mas evitar comida gordurosa e saturada;
– Dormir pelo menos durante seis horas antes da doação;
– Não fumar duas horas antes e nem depois da doação;
– Apresentar documento com foto;
– Não ingerir bebida alcoólica até 12 horas antes de doar;
– Nunca ter contraído hepatite a partir de 11 anos de idade;
– Pesar a partir de 50 quilos;
– Se já houver contraído siflis, ter sido curado há pelo menos um ano e avaliado por um médico;
– Nunca ter tido doença de Chagas;
– Ser uma pessoa saudável.

Os agendamentos para doações devem ser feitos através do Recursos Humanos ou com o Centro de Treinamento e Pesquisas do Hemolacen, pelos telefones (79) 3259-3191, 3259-3174, 8807-4593 e 9971-2714.

Direitos do doador

O doador voluntário tem direito a um atestado médico que lhe concede um dia de folga no trabalho ou na escola. Doadores regulares são isentos das taxas de inscrições em concursos públicos. Além de ajudar a salvar vidas, quem decide doar sangue tem a oportunidade de passar por uma avaliação médica criteriosa de forma gratuita.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.