[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde (Hemolacen) iniciou no mês de junho e mantém em pleno funcionamento a campanha de doação de sangue ‘Santo de Casa Também faz Milagre’. Realizada especialmente junto a empresas, instituições públicas e privadas, ONG’s e escolas, a ação busca desmistificar eventuais tabus e medos dos doadores, além de facilitar a coleta.

Os doadores podem, individualmente ou em grupo, agendar seus horários de doação previamente junto ao Serviço Social do órgão, pelo telefone (79) 3259-3191. Caso haja 50 doadores ou mais em uma mesma instituição, o Hemolacen vai realizar a coleta no prédio da unidade interessada em participar da campanha. A Secretaria de Estado da Administração (Sead), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Estado de Sergipe (Banese) são algumas das instituições que já participaram da campanha.

Tipos sangüíneos

O sangue é classificado em grupos (sistema ABO) e fator RH. O tipo AB é o mais raro e é encontrado em apenas 3% da população mundial. O fator RH negativo também é incomum e está presente em 15% das pessoas. De acordo com a médica Mariamália Andrade, gerente de Atividades do Banco de Sangue do Hemolacen, os tipos e fatores sangüíneos são distribuídos da seguinte forma entre a população:

– ‘O’ positivo – 45%
– ‘O’ negativo – 9%
– ‘A’ positivo – 34%
– ‘A’ negativo – 8%
– ‘B’ positivo – 8%
– ‘B’ negativo – 2%
– ‘AB’ positivo – 2,5%
– ‘AB’ negativo – 0,5%

"O doador de sangue ‘O’ negativo é chamado doador universal, pois seu sangue pode ser utilizado por pacientes de quaisquer tipos sangüíneos", disse Mariamália.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.