Hemolacen forma auditores internos de qualidade
O Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) iniciou nesta segunda-feira, 29, no auditório da entidade, o primeiro módulo do Curso de Auditória Interna de Qualidade. A capacitação prossegue até quinta-feira, 1º de novembro, das 9h às 13h, com a participação de gerentes de laboratório, coordenadores, laboratoristas e técnicos do órgão.
Como resultado final, o curso vai formar auditores de qualidade e capacitar os colaboradores para validar as ações de gestão que vão implantar e qualificar novos processos de trabalho de acordo com as exigências da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Nos quatro dias de discussões, serão abordados temas como a Introdução à Auditoria, o Perfil e Comportamento do Auditor, Metodologia de Auditoria Interna da Qualidade, Preparação da Auditoria Interna Simulada, Execução de auditorias Simuladas em Grupo e Elaboração dos Registros da Auditoria.
O treinamento conta com exposições teóricas dos requisitos gerenciais e técnicos para as auditorias de qualidade e dinâmicas de grupo, tudo sob a orientação da instrutora Neus Pascuet, da Consultoria Visão Gerencial de Futuro (VGF).
"Toda empresa tem controles internos para cuidar da segurança, eficácia e eficiência. A auditoria interna existe para revisar e harmonizar esses controles com base num plano de trabalho abrangente que opera muito mais na prevenção das falhas", detalhou.
Para o gerente de qualidade e coordenador da capacitação, Venâncio Medeiros, o encontro é mais um passo para a implantação do Sistema da Gestão de Qualidade do Hemolacen.
"Após o curso, vamos selecionar 20 colaboradores para formar duas equipes de auditores internos. Duplas compostas por um líder e um auditor estarão aptas a elaborar programas, planos e conduzir autorias internas de forma eficaz", explicou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Hemolacen forma auditores internos de qualidade – Foto: Márcio Garcez/Saúde