[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) convoca os doadores cadastrados, especialmente os de fator RH negativo, a ampliar o estoque de sangue para o Reveillon. A maior necessidade de reposição do Banco de Sangue no momento é dos tipos sanguíneos ‘B’ e ‘O’ negativos. Até o fim da manhã desta quarta-feira, 26, o Hemolacen dispunha apenas de seis bolsas de sangue tipo ‘B’ e 17 do tipo ‘O’ negativo.

De acordo com a diretora-técnica do órgão, Mariamália Andrade, o Banco de Sangue costuma registrar baixas de até 70% nas doações em períodos como o fim de ano, quando há muitos feriados e férias escolares. Se em épocas normais o hemocentro recebe uma média de 120 doadores por dia, este número cai para menos de 30 não apenas em dezembro, mas também em janeiro e fevereiro, durante o Pré-Caju e o Carnaval.

"Além da redução comum, há ainda um aumento considerável no número de veículos nas estradas, o que faz crescer a quantidade de acidentes e, conseqüentemente, a demanda por sangue", explica a médica. De acordo com ela, o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) solicitou 300 bolsas de sangue ao Hemolacen durante o Natal e a mesma quantidade deverá ser necessária para a virada do ano.

‘Santo de Casa’

Mesmo com o sucesso da campanha ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’, que desde junho já conseguiu fidelizar 870 novos doadores nas secretarias e órgãos do Governo do Estado, além de empresas e instituições públicas e privadas, a necessidade do reforçar a importância das doações é fundamental para atender a demanda dos hospitais e maternidades da capital e interior.

Além das transfusões, o hemocentro precisa realizar o processo de aférese para separar componentes do sangue como as plaquetas, utilizadas em pacientes vivendo com hemofilia, leucemia e outros tipos de câncer.

Doações

Todos os interessados em colaborar com a reposição de estoque de sangue no Hemolacen podem agendar suas doações com os setores de Serviço Social ou Recursos Humanos, das 7h às 17h30min, pelo fone (79) 3259-3191, ou ir pessoalmente até o Banco de Sangue, localizado na avenida Tancredo Neves, s/nº, ao lado do Hospital de Urgência  de Sergipe (HUSE).

Clique aqui para saber mais sobre doações de sangue.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.