[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O primeiro Guia Ilustrado das espécies de plantas encontradas no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, uma unidade de conservação gerida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), foi finalizado após realização de estudos em Taxonomia de Angiospermas (classificação de espécies de plantas com flores) desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os estudos vinham sendo executados desde outubro de 2012.

No Guia Ilustrativo, considerado como produto aberto de caráter cientifico, pode-se encontrar inúmeras espécies de plantas existentes no bioma Mata Atlântica, a exemplo de ervas, arbustos, trepadeiras e árvores. “Diante desse guia, foi encontrada ainda uma espécies ameaçada de extinção a Campylocentrum pernambucense (Orchidaceae)”, revelou a coordenadora técnica do RVS Mata do Junco, Augusta Barbosa.

Ainda segundo Augusta, as informações encontradas no guia das espécies ocorrentes da flora sergipana representam uma oportunidade maior de ampliação dos conhecimentos sobre a flora do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, cuja unidade de conservação vem servindo de pesquisas para as Universidades Federais do país.

“Vale destacar que essas informações servirão para a divulgação da diversidade florísticas do Estado, para alunos de graduação e pós-graduação, além dos demais pesquisadores e interessados nessa temática”, destacou Augusta.

Para o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a concretização desse Guia Ilustrativo irá destacar ainda mais à importância da criação do Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Junco, implantada em 2007 pelo Governo de Sergipe, através da Semarh. Assim como fortalecer as ações de conservação da Mata Atlântica em Sergipe.

Estudos

Os estudos que foram promovidos pelo Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, contaram com a orientação dos professores Dr. Marccus Alves e a Dr. Maria Regina Barbosa. Teve o apoio do projeto Floresta Atlântica e do INCT.

De acordo com o professor Dr. Marccus Alves, o Guia Ilustrativo poderá ser complementado e ampliado com novas imagens ao longo dos anos. Acredita que o mesmo, será de grande importância e uso pelos técnicos e visitantes da Mata do Junco.

Destaca ainda que haverá a edição 2013 do curso de campo, o qual irá ocorrer entre os períodos de 16 a 22 de setembro, sendo assim realizada na Mata do Junco. “Nesse período, pretendemos ampliar significativamente a versão 1 do Guia”, disse  Marccus Alves.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.