[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Começou na manhã de hoje, dia 5, e vai até o dia 14, no Espaço Sebrae, localizado no bairro América, o primeiro curso sobre “Direitos Humanos e Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”. O evento é direcionado a cerca de 40 profissionais da Guarda Municipal, polícias Civil e Militar, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente estadual e municipal, além de educadores de rua.
O objetivo do encontro, promovido pela Prefeitura de Aracaju em parceria com a ONG Missão Criança (Aracaju), é integrar as instituições que trabalham diretamente com jovens em situação de risco através da discussão de temas relacionados à violência e criminalidade nos dias atuais. Para a realização desse curso, a prefeitura contou com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que disponibilizou recursos para modernização das guardas em alguns municípios brasileiros.
Em seu discurso de abertura, Vera Leonelli, coordenadora do curso em Aracaju, disse que aposta no crescimento moral e na responsabilidade social de cada um dos participantes a partir do aprendizado durante o evento. “Esperamos que desse curso não saiam apenas melhores profissionais, mas melhores seres humanos”.
Em seguida, o vice-prefeito Edvaldo Nogueira falou sobre a importância e a necessidade do curso neste momento. “Nós assistimos diariamente à banalização da violência. Já está mais do que na hora de priorizarmos os direitos humanos”, disse. “O nosso governo quer encontrar um outro caminho para as crianças, que não o da rua”, completou.
O comandante da Guarda Municipal, capitão PM Henrique Rocha, palestrante do curso, disse que um dos principais objetivos é evitar que as crianças passem por qualquer tipo de constrangimento ao serem abordadas. “Queremos orientar os profissionais sobre como proceder em cada situação e para onde encaminhar as crianças a fim de garantir que elas sejam bem atendidas”, disse.
A representante da ONG Missão Criança, Maria Luci Silva, falou da parceria para a realização do evento. “Nós apoiamos o curso principalmente porque ele envolve a humanização no trato com crianças e adolescentes, nosso público alvo”, afirmou.
As discussões temáticas foram iniciadas por Joedil Moreira Brasil, que fará durante toda a manhã o levantamento do interesse e das expectativas dos participantes do curso. À tarde, Vera Leonelli coordenará o debate intitulado “O Direito e os Direitos Humanos: conceito, evolução, princípios gerais, igualdade e diferenças”.
Estiveram presentes ainda à cerimônia de abertura do curso o procurador geral do município, Aladir Cardoso; o diretor de trânsito da SMTT, capitão Lima Alves; o Inspetor da Guarda Municipal, capitão Eduardo; o secretário municipal de Participação Popular, Márcio Macedo; além dos demais palestrantes da semana: capitão Rocha (Guarda Municipal) e Ricardo Cappi.

Investimento

De acordo com o capitão Henrique Rocha, a atual administração é pioneira no incentivo e promoção da melhoria dos serviços prestados pela Guarda Municipal. “Pela primeira vez um prefeito dá à Guarda um suporte tão grande com a realização de cursos, que são muito importantes para a formação profissional da nossa equipe, além da compra de novas viaturas, computadores, rádios”, afirmou.
No ano passado, a prefeitura, em parceria com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil -, realizou uma palestra sobre crianças e adolescentes. A Guarda Municipal também participou de um seminário sobre polícia comunitária, ministrado pela Polícia Militar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.