[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Grupo de Idosos Direito de Viver comemorou um ano de existência na tarde de ontem, quinta-feira. Os idosos tiveram uma tarde animada com muita recreação e clima de confraternização. Esse grupo pertencente à Equipe Azul da Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto, no conjunto Jardim Centenário.

O grupo, formado por cerca de 50 idosos com idade entre 60 e 90 anos, brincou ontem como se fosse criança. Acompanhados dos profissionais de saúde da unidade e dos netinhos, os idosos tiveram a oportunidade de relembrar as cantigas e as brincadeiras de roda dos tempos de infância.

“São essas e outras atividades desenvolvidas pelo Grupo que nos dão mais vontade de viver”, disse a dona de casa Valdelice Pereira Santos, avó de Iasmin, de três anos, que a acompanhou nas brincadeiras. Segundo ela, as palestras, os passeios realizados pelo Grupo e a atenção dos profissionais de saúde do Onésimo Pinto são importantes para a manutenção de sua saúde.

Valdelice disse que tem aprendido muitas coisas durante as palestras organizadas pela coordenação da Equipe Azul da Unidade. Na pauta, escolhida pelo próprio Grupo, estão temas como alimentação saudável, prevenção de acidentes domésticos, cidadania, direitos e deveres do idoso, importância das atividades físicas, entre outros.

Para o enfermeiro coordenador da Equipe Azul, Fabrício Almeida, o mais interessante é que a USF não trabalha com assistencialismo. “Todo o grupo participa da elaboração das atividades e das reuniões. As camisas usadas na festa, por exemplo, foram confeccionadas com recursos do próprio grupo, que faz a doação de R$ 1 por mês. Esse dinheiro, inclusive, é gerenciado por eles mesmos”, informou, ressaltando que a USF trabalha com o conceito de empoderamento. “A idéia é fazer com que a população se torne interdependente e, ao mesmo tempo, parceira da Unidade”, revelou.

A coordenadora do Programa de Saúde do Adulto da SMS, Tereza Nogueira, também participou do evento e brincou com os idosos. O programa tem desenvolvido e apoiado atividades juntamente com a equipe de saúde do Onésimo Pinto e de outras USFs. “Estamos sempre estimulando este tipo de iniciativa, pois precisamos aprender a envelhecer bem e com saúde. Atos simples, como nos reunir entre amigos, nos fazem muito bem”, lembrou a coordenadora. Durante a festa, Tereza Nogueira externou o desejo de poder participar de reuniões do grupo para trocar idéias e aprimorar os projetos já desenvolvidos pela SMS.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.