[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado vai investir R$ 2,215 milhões para melhorar a irrigação em áreas destinadas à pecuária leiteira no Perímetro Irrigado do Jabiberi, no Povoado Agrovila, em Tobias Barreto, a 127 quilômetros da capital. O anúncio foi feito pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda, durante visita à sede da Associação de Produtores do Perímetro Irrigado do Jabiberi, localizada no Povoado Agrovila, a 22 quilômetros da sede do município do Centro Sul sergipano. As obras vão beneficiar cerca de 500 famílias que vivem da produção leiteira na região e utilizam o manancial da barragem do Jabiberi.

"Esse investimento faz parte do compromisso que o Governo firmou com os produtores do povoado, quando decidimos utilizar o manancial da barragem do Jabiberi para solucionar o problema de abastecimento de água da cidade de Tobias Barreto. Com essa contrapartida do Estado, a água vai servir para os dois fins, sem que os irrigantes se prejudiquem", afirmou Déda. Entre as ações, o Governo também vai fazer a regularização fundiária dos produtores do Perímetro e recuperar a estrutura do escritório da Associação na Agrovila.

Os recursos do Governo serão utilizados na mudança do sistema de irrigação numa área de 1,5 hectare do Povoado Agrovila. "Com essa nova alternativa de irrigação, os produtores vão economizar mais água, melhorar a produtividade do leite bovino, e conseqüentemente, aumentar a capacidade de geração de renda", declarou o governador.

Aumento da produtividade

Com a obra, o sistema de irrigação por inundação será trocado pelo de aspersão. O primeiro tipo consiste apenas em inundar o solo, enchendo os sulcos ou a área toda com água e provocando o encharcamento. Na técnica de irrigação por aspersão, a pastagem recebe jatos de água ao ar, pulverizados em forma de chuva.

"A irrigação por inundação, além de desperdiçar muita água, vinha sendo ineficiente. Na irrigação por aspersão o controle da água é direcionado, há um bom nível de tecnologia e um aumento significativo na produção", explicou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Agrário, Paulo Viana.

De acordo com o presidente da Associação de Produtores do Perímetro Irrigado do Jabiberi, José Dilson dos Santos Carneiro, atualmente cada criador produz cerca de 600 litros de leite bovino por mês. "A meta do Governo é triplicar essa produção diária de 20 litros de leite. Para isso, além de preparar os canais, limpar os drenos, melhorar a rede elétrica e instalar o sistema de irrigação parcelado, vamos oferecer toda a assistência técnica necessária aos produtores, focando sempre na agricultura como negócio", disse Paulo Viana.

O presidente da Associação dos Pequenos Criadores do Jabiberi, José de Jesus Nascimento, classificou como de fundamental importância para o desenvolvimento do Perímetro os investimentos anunciados pelo Governo do Estado. "A mudança na irrigação vai fazer render mais a forragem para o gado e aumentar a nossa produtividade de leite. O bom dessa história é que chegamos a tudo isso em comum acordo, numa assembléia entre o Estado e os produtores, no mês de novembro", disse o líder comunitário.

Criado em 1986, o Perímetro Irrigado do Jabiberi tem sua cultura agrícola baseada na produção de bovino leiteiro, na piscicultura e na ovinocultura.

Presenças

Participaram da visita os secretários de Estado da Infra-Estrutura, Osvaldo Nascimento, da Coordenação Política, Jorge Araújo, das Cidades e da Integração Municipal, Bosco Costa, da Educação, José Fernandes de Lima, da Fazenda, Nilson Lima. Também estiveram presentes o diretor-presidente do Departamento Estadual de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Dehidro), Vander Costa, o secretário-adjunto de Infra-Estrutura, Dilson de Agripino, o diretor-presidente da Deso, Max Montalvão, além do comandante da Polícia Militar, coronel José Péricles de Menezes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.