Governo urbaniza as margens de canal no bairro Santos Dumont
Antes mesmo de ser concluída, a obra de urbanização do canal da Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Santo Dumont, já traz benefícios aos moradores. Todo o trabalho está sendo executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), junto com Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), num investimento que ultrapassa os R$ 625.725,29.
Além de revestir toda extensão do canal com placas de concreto, a Seinfra finaliza a urbanização das margens do trecho que vai da avenida Euclides Figueiredo às proximidades da rua Efren Fernando Fontes em direção ao terminal de ônibus. Estão sendo implantados 3.209m² de passeio em concreto, 640m de defesas metálicas, uma ciclovia de 320m e iluminação pública com 10 postes para toda a área.
O secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa, ressaltou que, após a obra de macrodrenagem realizada no canal, o governador Marcelo Déda autorizou a urbanização das margens para beneficiar os moradores.
“A topografia da área é propícia a alagamentos. Então tivemos que escavar e mexer com toda aquela terra para revestir o canal. Agora, estamos urbanizando as margens. Somado ao trabalho do Estado, a Prefeitura de Aracaju fez a drenagem e pavimentação de ruas no loteamento Bahamas melhorando sensivelmente a localidade”, disse o secretário.
Antes da intervenção do Governo do Estado, os moradores se sentiam prejudicados devido a grande quantidade de bichos e a proliferação de doenças. Muitos tiveram perdas de móveis. Aristides dos Santos mora no local há 42 anos e relembra como era antes da urbanização. “Aqui havia lama e mato. A água chegava a entrar nas nossas casas, tive que colocar esse muro alto devido à inundação. A gente só tinha prejuízo. Agora, estamos satisfeitos, porque evitou a quantidade de ratos e outros bichos. Já faço até caminhada”.
Outro problema que os moradores enfrentavam era com o transporte público. “Todo mundo aqui reclamava, os ônibus não entravam, ficavam todos lá em cima. Agora, com essa urbanização, estamos nos beneficiando até com o meio de transporte”, disse o morador Carivaldo dos Santos.
Primeira etapa
Na fase inicial, o Governo do Estado investiu mais de R$ 2.378.615,88 revestindo de placas de concreto armado os 800 metros do canal. Também foram construídas duas galerias subterrâneas que escoam a água oriunda das ruas Efren Fernando Fontes, São Francisco e da avenida Juscelino Kubitschek (antiga Visconde de Maracaju).
Ainda na primeira etapa, o Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária (DER), vinculado a Seinfra, fez reparos na base da estrutura da avenida Benjamin Constant, recuperou o pavimento colocando mais de 400 toneladas de asfalto e sinalizou proporcionando conforto e segurança para todos os usuários da via.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo urbaniza as margens de canal no bairro Santos Dumont –