[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Alterada às 15h59 para acréscimo de informação

Com o objetivo de identificar as principais demandas de cada município para a elaboração do Plano de Modernização Institucional, a Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan) reuniu nesta segunda-feira, 22, assessores técnicos da pasta e prefeitos das cidades contempladas com o programa ‘Sergipe Cidades’.

De acordo com o subsecretário de Habitação e Programas Especiais da Seplan, Sérgio Ferrari, além das obras, o programa prevê que os municípios sejam dotados de legislação e capacitação orgânica para que possam  manter os investimentos e ter condições de  atrair novos recursos.  Para que isso seja concretizado, será oferecida capacitação aos prefeitos e técnicos das prefeituras em áreas como legislações fiscal, ambiental, de acessibilidade, além de  suporte para  elaboração do plano diretor, orçamento e preparação do Plano Plurianual (PPA).

“Aprimorar a legislação fiscal é também permitir que mais tarde o município não fique, exclusivamente, dependendo do Fundo de Participação dos Estados. Já com o treinamento em orçamento e PPA, estamos oferecendo a oportunidade do município pleitear programas que o Governo oferece. Seja com auxílio técnico e treinamentos ou com a compra de equipamentos, o nosso interesse é fortalecer a estrutura administrativa de cada cidade”, explicou Ferrari.

Apoio

O prefeito de Umbaúba, Anderson Farias, acredita que o evento foi uma excelente oportunidade para discutir os principais problemas estruturais, legais e operacionais dos municípios. “A Seplan está criando um instrumento que ajuda as prefeituras na condução da gestão municipal, ouvindo todas as nossas dificuldades e problemas para nos ajudar no desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito .

 “Não adianta só pensar em obra. É preciso investir em qualificação do pessoal que vai administrar cada equipamento social e também da população que vai receber os benefícios, pois eles precisam aproveitar e cuidar das obras e das melhorias que chegam à região”, completa Rubem Feitosa,  prefeito de Itabi, território do Médio Sertão Sergipano.

A prefeita de Laranjeiras Maria Ione Macedo Sobral, diz que a Seplan é o eixo  da administração do Governo que pode auxiliar e apoiar as prefeituras em seu trabalho. “Atitudes como essa beneficiam o nosso município e nos faz entender a amplitude do Sergipe Cidades para atender as demandas ditas pelos nossos cidadãos”, explica. Já para a prefeita de Cumbe, Maria Terezinha, a aproximação com o Governo traz a oportunidade de conhecer cada realidade e de poder fazer investimentos direcionados.

De acordo com Frei Enoque Salvador de Melo, prefeito de Poço Redondo (Alto Sertão Sergipano), essa é a primeira vez que o Governo demonstra preocupação em capacitar e estruturar os técnicos dos municípios para desenvolver melhor suas funções. “Essa atitude significa criar memória, porque muitas vezes você perde recursos financeiros por não saber como conseguí-los. Essa oficina permitiu a interação entre as prefeituras e os gestores do Estado. Com clareza e transparência, tenho certeza que o povo será contemplado por mais essa atitude da administração estadual”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.