Governo reúne população do campo para discutir implantação de políticas de saúde
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu na manhã desta terça-feira, 2, representantes de movimentos sociais ligados aos trabalhadores rurais e à luta pela terra, para discutir as estratégias de políticas de saúde voltadas a esse segmento. A ação faz parte da implantação da Política de Equidade e Educação Popular em Saúde, destinada às populações socialmente mais vulneráveis de Sergipe.
Durante a reunião foi apresentado o Comitê Técnico de Promoção da Equidade e Educação Popular em Saúde. O objetivo é eleger representantes dos trabalhadores rurais para integrar o comitê para que, juntos com os outros segmentos sociais, possam discutir a equidade na assistência à saúde e à educação popular.
“A ideia é fazer uma discussão sobre as necessidades e demandas específicas de saúde da população rural e mostrar como todos podem participar e colaborar com as discussões do comitê, especificamente da população do campo aqui do Estado”, disse Luiz Cláudio Barreto Soares, técnico do Núcleo de Gestão de Linhas de Cuidado (Nugelc) da SES.
De acordo com o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Raimundo de Souza Kayam, a principal demanda dos trabalhadores é o incentivo às práticas integrativas de saúde. “Devemos lutar pela saúde alternativa e nada melhor do que o cultivo das plantas medicinais. Com isso, estamos investindo, não só na saúde das pessoas que vivem no campo, mas também da população em geral”, ressaltou.
Para Kátia Aragão, referência técnica da SES para as práticas integrativas de saúde, essas atividades já são utilizadas pela população do campo. “Os representantes dos movimentos desejam montar uma farmácia viva, conforme o que já é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Eles terão acesso às formas convencionais de cuidado”, finalizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo reúne população do campo para discutir implantação de políticas de saúde – Referência técnica da SES para as práticas integrativas de saúde
- Kátia Aragão Fotos: Ascom/Saúde