[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Hospital São João de Deus, da cidade de Laranjeiras, foi desapropriado pela Prefeitura Municipal daquela localidade com o aval do juiz e do promotor de Justiça da Comarca do município. A desapropriação aconteceu na última quarta-feira, 19. De acordo com o interventor do hospital, Claudionor dos Santos, designado para a tarefa no mês de setembro, a iniciativa é um importante passo para a reabertura da unidade hospitalar.

"Desde o mês de setembro, quando teve início o processo de intervenção do hospital, o Governo se comprometeu a dar todo o apoio necessário para a reabertura. Com a desapropriação, a Prefeitura agora assume responsabilidade integral pelos serviços. No entanto, o Estado continuará sendo um parceiro do município, inclusive para viabilizar a aquisição de equipamentos", disse Claudionor, acrescentando que a SES também vai repassar mensalmente R$ 50 mil para contribuir com o custeio da unidade.

Fechado há três anos, o hospital de Laranjeiras pertencia a Associação Beneficente São João de Deus. No mês de setembro, o promotor de Justiça Walter César Nunes da Silva, da Promotoria de Justiça da Comarca de Laranjeiras, ajuizou uma ação civil pública por improbidade administrativa, com pedido de liminar contra a associação. A ação levou o juiz José Amintas Noronha de Menezes Júnior a destituir a diretoria da entidade e determinar que a SES indicasse o interventor.

Para a prefeita do município, Ione Sobral, a desapropriação do hospital representa o início de um novo momento para a saúde da população laranjeirense, estimada em 24 mil habitantes. "Assim, a unidade hospitalar passa a ser um bem público da cidade. Com o hospital funcionando, os moradores vão deixar de buscar atendimento em Aracaju", disse a prefeita. Atualmente, mais de 90% da população de Laranjeiras é atendida na capital.

Rede hospitalar

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, a ampliação da oferta de serviços no interior, além de assegurar o direito dos cidadãos, é fundamental para continuar desafogando o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). "Na semana passada, o governador Marcelo Déda autorizou a construção do hospital de Lagarto. Já as obras de reforma e ampliação das unidades de Simão Dias e Propriá, bem como a construção do hospital de Estância, estão em fase de licitação", disse.

Rogério destacou ainda que a Secretaria tem convênios com mais de 25 hospitais de outros municípios, que recebem mensalmente recursos do Estado. "A intenção agora é ter uma classificação mais precisa do perfil assistencial dos hospitais do interior para que a SES possa fazer mais investimentos. O Governo do Estado quer garantir que todo sergipano, independente de sua opção político-partidária, seja tratado como cidadão", afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.