[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Belinda Dias, 45 anos, e Jaciara Aldilene Santos de Jesus, 24 anos, são sergipanas inclusas no percentual de 25% das mulheres que doam sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Para melhorar essa estatística, iniciou-se nesta segunda-feira, 6, a Campanha de Incentivo à Doação de Sangue, em alusão ao Dia das Mães.


De acordo com a gerente da Coleta, Florita Aquino, durante toda a manhã, o serviço efetuou 94 cadastros, sendo 76 de homens e l8 de mulheres. “A ação solidária de doação de sangue nesses dias que antecedem o Dia das Mães visa justamente estimular uma participação mais efetiva do público feminino junto ao serviço aqui no Hemose”, esclarece Florita.

A gerente da instituição alerta que muitas pessoas precisam de uma doação de sangue, mas infelizmente o número de doadores que contribui regularmente está abaixo do esperado. “O Hemocentro precisa coletar diariamente de 100 a 120 bolsas de sangue. No último mês tivemos uma redução e a coleta está variando entre 70 a 90 bolsas por dia”, avisa.

Entre os motivos que mais dificultam a adesão das mulheres ao serviço estão o medo da agulha e a falta de programação. “Esta é a minha terceira doação. No início tive muito medo e, hoje, o dia corrido me impede de doar com mais regularidade”, conta Belinda Dias, ao explicar que a doação desta manhã, foi para ajudar na gincana escolar da filha.

Já a ex-promotora de vendas, Jaciara Aldilene, ressalta que a primeira doação de sangue foi para ajudar o tratamento de saúde de um familiar. “Tenho um filhinho de quatro anos e não sei o dia de amanhã. Por isso que, pelo menos duas vezes ao ano, venho ao Hemose contribuir, doando um pouco do meu sangue”, afirma.

Andreia Oliveira dos Santos, 31 anos, mora em Pirambu e foi até o Hemocentro para fazer a sua primeira doação. “Sempre tive vontade de ajudar as pessoas que precisam. Hoje, acordei decidida que iria fazer esse gesto de solidariedade”, salienta a dona de casa.  

Campanha

Voltada para o público feminino, a campanha também tem como proposta desmistificar alguns mitos relacionados à doação de sangue. O trabalho segue na unidade até o próximo sábado, dia 11, com sensibilização individual das doadoras que comparecerem ao Hemose.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.