[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta sexta-feira, 25, o Governo do Estado realiza o Seminário de Planejamento Estratégico para o quadriênio 2012-2015. O evento, que contará com a presença do governador Marcelo Déda, de secretários e diretores de Estado, será ministrado pela professora e ex-secretária estadual do Planejamento, Lúcia Falcón. O seminário acontece a partir das 8h, no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju.

A Constituição federal determina que, no primeiro ano da administração estadual, após o período eleitoral, o Governo elabore o Plano Plurianual (PPA) de ações para os próximos quatro anos. Isto é, o PPA estabelece os programas e as metas governamentais dos três anos de um governo e o primeiro ano do governo subsequente.

Na oportunidade, Lúcia Falcón vai esclarecer três temas centrais: o resultado do PPA anterior (2008-2011) e o planejamento estratégico da atual administração; a nova metodologia do PPA que o Governo Federal está adotando; e a forma para elaborar o planejamento estratégico do governo sergipano.

Segundo Falcón, a vantagem de ter um plano é que ele unifica a administração, constrói uma visão de futuro para sociedade, e orienta a ação dos órgãos do setor público. “A partir das metas e objetivos do plano, conseguiremos desdobrar e fazer programas de prestação de serviços e construção de infraestrutura, dentre outras. É um instrumento que cada vez mais tende a fazer parte da vida pública do país. O Governo Federal, com a presidente Dilma Rousseff, está também se dedicando a esse mesmo trabalho”, disse.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Oliveira Júnior, o plano é um balizador das diretrizes do Governo. “A partir do momento em que é desenvolvido, definem-se as diretrizes que os demais órgãos da estrutura administrativa governamental deverão seguir”, explicou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.