Governo realiza oficina de elaboração do planejamento estratégico
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou na manhã desta segunda-feira, 12, da abertura da primeira oficina de elaboração do Planejamento Estratégico do Governo do Estado para o período 2007-2010, no auditório do Hotel Aquarius. O governador afirmou a todos os secretários e dirigentes de órgãos estaduais que o planejamento estratégico será uma ferramenta indispensável no alcance das metas estabelecidas para o desenvolvimento do Estado. Marcelo Déda destacou também que a construção do planejamento estratégico marca a introdução de novos valores e objetivos de Governo na cultura política de Sergipe.
"É a partir do planejamento estratégico que vamos definir com clareza o horizonte do Estado e construir os instrumentos para organizar a gestão de Sergipe, além de agregar ao processo uma estrutura de monitoramento das metas estabelecidas", disse o governador. Na oficina, técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento apresentaram dados sobre o atual cenário político, econômico e fiscal do Estado. Serão definidos, junto com os participantes, valores, missão, visão de futuro e diretrizes estratégicas do Planejamento Estratégico do Governo do Estado.
Durante a abertura da oficina, Marcelo Déda orientou os secretários e dirigentes de órgãos da administração direta e indireta a incorporar os conceitos da elaboração do planejamento ao cotidiano da gestão. "É indispensável reproduzir, dentro das secretarias, esses instrumentos que vão nos permitir organizar esse potencial de mudanças e consolidar a nossa nova visão de Governo na construção de um projeto para o Estado", disse Déda.
Segundo a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, a oficina para elaboração do planejamento estratégico é o ponto de partida para o início de um novo ciclo de crescimento do Estado de Sergipe. "O nosso maior objetivo é focar as ações do Governo do Estado. O planejamento estratégico vai estabelecer prioridades dos programas e organizar os processos de trabalho para os próximos quatro anos de gestão", explicou a secretária.
Planejamento
A previsão é que a primeira versão do Plano Estratégico seja entregue ao governador no início de abril. Com a conclusão dos trabalhos da primeira oficina, cada secretaria terá um mês para aplicar as definições do encontro e traduzi-las em programas, objetivos gerais e indicadores definitivos. Em março, a equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) irá consolidar as informações enviadas pelas secretarias.
No dia 23 de março, governador, secretários e presidentes de órgãos voltam a se reunir, numa segunda oficina, para validar os programas prioritários e discutir sobre a integração dos programas. A oficina marcará a última etapa antes da entrega do Plano Estratégico.
Dividido em 10 etapas, as três primeiras fases para a elaboração do Plano Estratégico do Governo, que compreendem a formação do núcleo, a definição da metodologia e preparação do material e a validação do governador, já foram concluídas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo realiza oficina de elaboração do planejamento estratégico –