Governo realiza obras em áreas de Saúde, Educação e Justiça
O Governo do Estado está trabalhando na área de infra-estrutura, para oferecer melhorias nas áreas de Saúde, Educação e Justiça e Cidadania. Entre os projetos prioritários está a construção da nova penitenciária no bairro Santa Maria, que vai contribuir para desafogar o sistema prisional do Estado. As obras estão sendo executadas pelo Departamento Estadual de Habitação e Obras Públicas (Dehop).
Para este projeto, 90% dos recursos são oriundos do Governo Federal e 10% são do Governo do Estado. A nova unidade prisional terá capacidade para acomodar 438 detentos. As obras devem ficar prontas em outubro deste ano. "No local, já foram concluídas as alvenarias, 70% das celas e 80% da barreira do presídio. Agora, estamos na fase de início da cobertura", disse a gerente de Infra-Estrutura do Dehop, Élide Correia.
Ainda na área de Segurança, o Dehop fiscaliza as obras de recuperação da estrutura física e das melhorias de condições de segurança do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). A estrutura física do prédio é considerada inadequada para o abrigo de menores e facilita as fugas. As obras do Cenam foram contratadas em caráter emergencial, com base no decreto governamental 24.279, de 14 de março de 2007, e na lei 866/93. Os recursos são da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). O projeto visa atender uma nova visão através da reestruturação, ampliação e adequação do prédio, para proporcionar a segurança necessária para os menores que convivem naquela instituição.
Saúde e Educação
Na área de Saúde, prioritária para o Governo do Estado, o Hospital de Urgência de Sergipe João Alves Filho (HUSE) está passando por obras. Um projeto de ampliação da maior unidade de saúde do Estado está sendo concluído. Ele terá três módulos: ala de serviços, com dois pavimentos, pediatria, com três pavimentos, e centro cirúrgico e diagnósticos, com dois pavimentos. Com as obras, será possível ampliar os serviços do HUSE para a população. Consta ainda do projeto a construção de um heliporto na cobertura do Bloco do Centro Cirúrgico.
Na Educação, duas ordens de serviço de obras autorizadas pelo governador Marcelo Déda estão sendo implementadas pelo Dehop. São elas os centros estaduais de educação profissional José de Figueiredo Barreto, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, e Agonalto Pacheco, em Neópolis, no interior do Estado. As duas obras estavam paralisadas desde 2003.
Na capital, o Centro de Educação Profissional vai funcionar em três turnos, com cursos técnicos em áreas como Gestão, Turismo e Informática, para 960 alunos. Em Neópolis, a unidade também vai funcionar em três turnos, atendendo 420 alunos do Baixo São Francisco, com cursos ligados a setores como a agroindústria. Nas duas obras, o Governo do Estado vai investir pouco mais de R$ 2,7 milhões para a conclusão.
Ceac
Outra obra que está sendo tocada pelo Dehop é a do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) no Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite. Segundo o diretor técnico do Dehop, Roberto Sales, a nova obra irá proporcionar à população usuária do local, todos os serviços necessários e que vêm sendo oferecidos no Ceac do Shopping Riomar. "Os mesmos serviços do Riomar poderão ser encontrados no Terminal Rodoviário e com estrutura moderna e avançada", disse Sales.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo realiza obras em áreas de Saúde
- Educação e Justiça – Foto: André Moreira/ASN