[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Atender com dignidade e respeito aqueles que realmente precisam do Estado para garantir seu direito de ir e vir. Foi pensando assim que o Governo de Sergipe entregou nesta quarta-feira, 19, 2.550 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para pessoas que vivem com deficiência em Sergipe. A iniciativa marca também o fim da fila de espera que existia há mais de quatro anos. Durante a entrega dos aparelhos, o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, destacou que ação reflete o esforço do Governo para atender a todos com respeito e dignidade.

"É emocionante chegar ao final de um ano marcado por tantas adversidades e, ainda assim, conseguir devolver a essas pessoas o sentimento de esperança. Enfrentamos muito desrespeito e incompreensão durante o ano, mas o desejo de servir ao povo de Sergipe não nos deixou intimidar", afirmou o secretário, acrescentando que uma das metas deste governo é garantir aos cidadãos acesso igualitário às ações e serviços.

Todos os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Secretaria, num investimento superior a R$ 3,3 milhões. Além de zerar a fila que se acumulava desde 2003, o Governo fará todo o acompanhamento necessário aos pacientes, com as condições de retaguarda indispensáveis para que eles possam se adaptar à nova realidade com o suporte de clínicas de reabilitação autorizadas pelo Estado.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Sergipe, Cláudio José de Brito, classificou a iniciativa como um exemplo claro do compromisso deste Governo com a política de inclusão. "Ao zerar uma fila de espera que existia há mais de quatro anos, o Estado faz valer o direito dessas pessoas que vivem com deficiência. No entanto, é importante ficar claro que isso aqui não é assistencialismo, mas sim cidadania plena", afirmou Cláudio.

Segundo ele, existem hoje em Sergipe aproximadamente 285 mil pessoas com algum tipo de deficiência. "Por isso, estamos montando representações do Conselho em alguns municípios para fortalecer no interior do estado essa política. Quem nos conhece sabe da luta que travamos diariamente para garantir que os direitos desses cidadãos sejam respeitados nas esferas pública e privada. Sendo assim, um momento como este só nos enche de alegria e boas perspectivas", acrescentou.

Conquista

A dona de casa Deise Verônica Araújo recebeu uma cadeira de rodas para a filha de nove anos, Jayane Cibelle, e afirmou emocionada que já havia perdido a esperança de conseguir o equipamento. "Eu e meu marido esperávamos por isso há mais de três anos. Como a cadeira custa aproximadamente R$ 1,2 mil, nunca tivemos condição de comprar. Agora vai ficar mais fácil para levá-la às sessões de terapia ocupacional, fonoaudióloga e fisioterapia", disse.

A satisfação de Deise durante a solenidade não se resumia à conquista da cadeira de rodas. Ela tem outra filha de cinco anos que é deficiente auditiva. "Também recebi a garantia de que não encontrarei dificuldade para conseguir o aparelho auditivo para a mais nova. Sempre apostei muito nesse Governo, por isso estou muito feliz", concluiu a dona de casa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.