[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) vai realizar nesta sexta-feira, 13, a primeira ação do Projeto de Qualificação em Comunicação (Proquali) em 2009. A partir das 9h, os jornalistas e publicitários que atuam na comunicação do Governo de Sergipe estarão reunidos no Hotel Celi, na Orla de Atalaia, em Aracaju, para o ‘I Seminário de Rádio’. As inscrições para o fórum de discussão estão abertas e podem ser feitas através do e-mail projetos@secom.se.gov.br (A/C Flávia Nunes) ou pelo telefone (79) 3225-9820.

O encontro será aberto pela secretária de Estado da Comunicação Social, Eloísa Galdino, que vai falar sobre os desafios da comunicação governamental no rádio para este ano. Em seguida, a jornalista Andréa Cordeiro, assessora do Departamento de Mídia Regional da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, fará uma exposição sobre a política de rádio no Governo Federal e a relação com a imprensa radiofônica em nível nacional.

Dando continuidade à programação, os radialistas Messias Carvalho e Gilmar Carvalho vão debater a respeito do papel do assessor de comunicação sob a ótica do profissional de rádio. A primeira parte se encerrará com a explanação do deputado estadual Francisco Gualberto, líder do Governo na Assembléia Legislativa de Sergipe, sobre como os poderes Executivo e Legislativo podem atuar de maneira a aumentar a divulgação das ações governamentais nas rádios.

“O seminário inaugura um novo momento na política de comunicação do Governo. Queremos e vamos intensificar a nossa relação e participação nos programas de rádio e, como tudo o que fazemos, este trabalho também acontecerá de forma planejada. Estamos abertos a debater com os profissionais do rádio a melhor forma de estreitarmos as nossas relações e colocarmos a comunicação do governo a serviço da comunidade através deste que é, sem dúvida, o veículo mais popular”, disse a secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino.

De acordo com ela, a Secom vem desenvolvendo a política de comunicação do Governo do Estado de forma articulada. “Vivemos estágios na implantação da nossa política e 2009 é o ano de avançarmos ainda mais na forma como a Secom e os profissionais de comunicação do Governo lidam com o rádio. Não significa que não tenhamos trabalhado neste objetivo até agora, mas entendemos que chegou o momento de aumentar a dedicação ao rádio e dedicar a ele a mesma atenção que já dedicamos a outros temas para vencermos mais este desafio como já vencemos tantos outros”, enfatizou Eloísa.

Experiências governamentais

A segunda etapa do seminário será uma mesa redonda em que os próprios assessores poderão apresentar suas experiências no relacionamento com o rádio. Às 14h, os coordenadores de comunicação das secretarias de Estado da Educação (SEED) e da Segurança Pública (SSP) vão falar sobre o gerenciamento de crise nos veículos, a exemplo de situações como a greve dos professores e a fuga de presidiários.

Logo após, os comunicadores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) discutirão com os presentes as formas de trabalhar pautas positivas para o rádio, como as campanhas de divulgação do programa ‘Bem Mulher’ e de mobilização para o combate à dengue, e também sobre o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou até mesmo a respeito da Semana Nacional de Trânsito.

Novidade

O ‘I Seminário de Rádio’ integra a programação do Proquali em 2009. Esta iniciativa tem um diferencial, pois não será uma oficina, como costuma acontecer nos módulos do projeto. “Quando fizemos uma avaliação do Proquali nos últimos dois anos e o planejamento para 2009, percebemos a necessidade de promover seminários ou fóruns que trouxessem uma programação mais dinâmica”, explica Kadydja Albuquerque, diretora do Núcleo de Integração e Projetos da Secom e coordenadora do Proquali.

Ainda assim, o formato tradicional do Proquali vai continuar, com a realização de oficinas com oito horas de duração sobre os temas mais diversos, que vão desde a elaboração de um planejamento de mídia até a melhor maneira de promover avaliações em ações de comunicação.

Sensibilização

A idéia para este seminário surgiu durante as reuniões do grupo de rádio do Governo de Sergipe. Segundo o coordenador do grupo, Givaldo Ricardo de Freitas, o objetivo do evento é despertar o interesse em mais assessores de comunicação do Estado para que eles participem das discussões relativas à comunicação nas rádios sergipanas. “Queremos qualificar os assessores para que eles se sintam seguros e preparados para trabalhar com o rádio e fazer com que o Governo fortaleça sua voz no rádio, divulgando as informações que são de interesse público”, explica.

Para Kadydja Albuquerque, o seminário representará um momento de discussão sobre a importância do rádio. “Vamos sensibilizar os assessores de comunicação para a importância de se planejar ações para o rádio, tanto no cotidiano, através das intervenções nos programas de rádio, ou até mesmo em situações que demandam o gerenciamento de crises”, finaliza a coordenadora do Proquali.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.