Governo promove oficinas sobre o sistema de garantia de direitos em Simão Dias
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) participou nesta quinta-feira, 12, do I Encontro do Sistema de Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Simão Dias – Integrar para Fortalecer. A oficina realizada pelas técnicas da Seides e da Fundação Renascer é uma das etapas do processo de sensibilização para a implementação do serviço de reordenamento do acolhimento institucional e da municipalização das medidas socioeducativas em meio aberto, realizada conjuntamente pela Seides, Poder Judiciário e Ministério Público em diversos municípios sergipanos.
A assistente social e gerente de proteção social especial da Seides, Kátia Ferreira, uma das facilitadoras da oficina, explicou que as oficinas são o terceiro passo do Programa Ações Integradas e que tiveram o objetivo de discutir acerca das dificuldades encontradas para articular ações dentro do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente no município.
“A oficina buscou provocar nos atores do Sistema de Garantia de Direitos o entendimento sobre a necessidade de agir em conjunto para assegurar os direitos da criança e do adolescente. A partir daí e com a efetiva participação do público foi possível elaborar propostas de mudança e de fortalecimento do sistema de garantia em Simão Dias”.
Foi a partir da oficina realizada pelas técnicas da Seides que a coordenadora do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), Licínia Katiúscia Lobato de Queiroz, passou a vislumbrar novos rumos para o acolhimento e atendimento da população infanto-juvenil do município.
“Estou muito feliz com a contribuição que a Seides está nos dando hoje, pois a oficina serviu para agregar conhecimento e ampliar o nosso olhar para a importância de atuarmos em rede. Acredito que todos nós vamos sair daqui provocados a trabalhar não só a partir da boa vontade que temos, mas a realizar o atendimento com consciência e qualidade”, destacou Katiúscia.
Para o psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social, Max Vinícius dos Santos Silva, a oficina também teve um papel fundamental de estimular todos os profissionais presentes a analisar e refletir sobre o papel desempenhado atualmente pela rede de atendimento à criança e ao adolescente no município. “Só o fato de traçar um diagnóstico, ainda que simples, da atuação dos órgãos e dos profissionais que compõem a assistência social já foi engrandecedor, afinal, é a partir daí que iremos aperfeiçoar ou adotar novas medidas que garantam um melhor desempenho”.
A partir desse diagnóstico surgiram diversas propostas que irão fortalecer a política de assistência social no município de Simão Dias e consequentemente beneficiar parcelas mais vulneráveis da população, a exemplo das crianças e dos adolescentes. Segundo a secretária de Inclusão, Assistência Social e Trabalho, Emília Andrea do Nascimento, novas ações serão planejadas a partir das discussões realizadas nas oficinas. “Sem dúvida será lançado um novo olhar sobre a criança e o adolescente não só no âmbito da assistência social, mas da saúde, educação e outras áreas de forma integrada para que esse público tenha uma atenção prioritária como é garantido por lei”.
As oficinas também ocorreram no âmbito da Saúde, Educação, Assistência Social, Conselhos de Direitos e Organizações Não Governamentais, que foram conduzidas por especialistas das respectivas áreas. O encontro contou ainda com apresentações culturais, palestra sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, mesa redonda e debate sobre ações do Poder Judiciário e do Ministério Público em relação ao Sistema de Garantia de Direitos nas áreas educacional e assistencial, sendo finalizado com uma plenária destinada à apresentação de um plano de ação que corresponda às demandas do município.
- Governo promove oficinas sobre o sistema de garantia de direitos em Simão Dias – Fotos: Edinah Mary/Inclusão