[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe já está com tudo pronto para promover o acolhimento aos mais de 15 mil alunos da rede pública estadual que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado, 26, e domingo, 27.  A Secretaria de Estado da Educação (Seed) disponibilizou 300 veículos entre ônibus, micro-ônibus, vans e veículos populares para fazerem o transporte dos alunos distribuídos em todo o estado. Também será distribuído um kit com caneta preta de tubo transparente e água. Os professores da rede estadual estão mobilizados para comparecerem às 238 unidades escolares onde estará ocorrendo o exame para transmitir palavras de incentivo aos vestibulandos.
 
Na tarde desta sexta-feira, 25, ocorre a última revisão do Enem na quadra do Colégio Estadual Dom Luciano Duarte para mais de 1.500 alunos. Ela teve início na última terça-feira, 22. Para demonstrar todo o apoio e incentivo do governo aos futuros universitários, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, compareceu no final da tarde da última quinta-feira, 24, à revisão.
 
Belivaldo Chagas foi acompanhado do vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor André Maurício Conceição de Souza, e do diretor do Banese, Edson Caetano. Na ocasião foi anunciada a premiação dos 10 primeiros alunos da rede estadual colocados no vestibular da Universidade Federal de Sergipe, com cadernetas de poupança.
 
“O Governo do Estado não vem medindo esforços para incentivar e ajudar os nossos alunos na preparação e nas condições para que eles façam uma excelente prova do Enem. Tenho absoluta certeza de que muitos deles irão estudar na Universidade Federal de Sergipe em 2014”, disse o secretário.
 
“As ações promovidas pelo Governo de Sergipe têm como foco os exames seletivos de ingressos nas universidades e faculdades do Estado, sobretudo na UFS. Esse conjunto resultou na elevação do número de alunos egressos da rede pública estadual que ingressaram no ensino superior”, disse Belivaldo.
 
Nos vestibulares 2013 foram aprovados 4.059 alunos, sendo 3.014 na Universidade Federal de Sergipe e 1.045 em outras instituições de ensino superior. Nos últimos seis anos 17.370 alunos ingressaram no ensino superior, dos quais 12.122 conquistaram vagas na UFS.
 
O vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor André Maurício Conceição de Souza, elogiou o trabalho que a Secretaria de Estado da Educação vem desenvolvendo, por incentivar e oferecer todas as condições necessárias para que os alunos da rede pública possam ingressar na Universidade. De acordo com o vice-reitor, em 2014, 60% dos alunos que irão ingressar na Universidade Federal de Sergipe serão oriundos das escolas públicas. “Estudem e passem; assim, todos vocês irão orgulhar os pais, professores, amigos e o governo”, disse.
 
Dicas e dúvidas
 
Sob os olhares atentos dos alunos, a professora de Literatura e Redação, Isolina Bôto, dava as últimas dicas e tirava dúvidas. Para descontrair os alunos, a educadora estava fantasiada da personagem Mortícia, da Família Addams.  “Precisamos relaxar os nossos alunos; deixá-los leves e descontraídos. Nos momentos que antecedem as provas é importante que façam leituras leves; que tenham cuidado com a alimentação e que estejam focados para conseguir seus objetivos”, alertou.
 
A intérprete Maria Izabel acompanhava atentamente e repassava, através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para os alunos com deficiência auditiva as dicas de redação. “Eles estão atentos e interessados. Acreditamos que farão uma boa prova”, disse.
 
A cada intervalo de uma aula para outra, nos telões colocados pela Seed, eram exibidos clipes de cantores famosos. “Estou adorando as revisões. Além de relaxar, estou aprendendo e tirando muitas dúvidas. Por ser otimista, tenho certeza de que irei cursar Direito na UFS”, disse Laura Lins, 17 anos.
 
Alexsander Araújo, 17 anos, elogiou as ações da Seed e a qualidade dos professores. “Realmente, todos são de excelentes níveis. Agora, cabe ao aluno fazer a parte dele. Estou estudando bastante para cursar Psicologia”, disse o aluno do Colégio Dom Luciano Cabral Duarte.
 
Suelen Anjos, 17 anos, aluna do Colégio Médici, estava descontraída. Ao lado de várias colegas, ela cantava, dançava e prestava atenção às orientações dos professores. “Excelente! Estamos aprendendo bastante, e ao mesmo tempo passando tardes maravilhosas ao lado de colegas e professores”, disse. Ela garante que será aprovada e cursará Matemática na UFS. “Desde pequena sempre gostei de cálculos. Estou preparada para entrar na Universidade e realizar meu sonho”, disse a aluna.
 
O representante da Uses, Jorélton de Oliveira, fez um breve e emocionante discurso. “Queremos reconhecer em público o esforço da Secretaria de Estado da Educação em nos oferecer condições para que possamos aprender cada vez mais e ter a chance de estudar na Universidade”, disse.
 
A diretora pedagógica do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Gabriela Zelice, lembrou que as ações da Seed visam preparar o aluno, fazendo com que ele possa perceber em quais áreas de conhecimento deve aprofundar seus estudos para obter aprovação no curso que deseja concorrer.
 
Exame
 
Uma vez que Sergipe não participa do horário de verão, os portões dos locais serão abertos às 11h, e os exames serão aplicados a partir das 12 horas. O exame acontece no sábado e domingo, dias 26 e 27 de outubro. Em Sergipe, 28 municípios serão sedes para a realização das provas e 238 unidades escolares foram selecionadas para sediar os exames, sendo que 47% são da rede estadual.
 
O Governo de Sergipe vai colocar ônibus para os estudantes que precisarem se deslocar para os locais de prova e distribuirá à porta das escolas kits com caneta e água mineral. Os professores também estarão nas escolas que sediarão o Enem para desejar uma boa prova a todos os alunos da rede pública estadual.
 
Dicas
 
Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
 
– Faça o trajeto até o local de prova antes do dia do exame;
– Verifique com antecedência na página do Inep – http:/portal.inep.gov.br/enem, o local da prova que lhe foi designado;
– Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
– Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos;
– Utilizar óculos escuro e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéus, viseira, gorro e similares;
– Deixar a sala de aula antes de corridas duas horas do início do exame;
– Os três últimos participantes presentes na sala de provas só serão liberados juntos, após assinatura da ata de sala.
 
O que levar e fique atento:
 

– Os portões de acesso serão abertos às 11 horas e fechado às 12 horas;
– Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em materiais transparentes. Ela é obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do Cartão-Resposta;
– O Enem é composto de quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação;
– Dia 26/10/2013 ( 1º Dia) – Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
– Dia 27/10/2013 ( 2º Dia) – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas tecnologias;
– Tempo para a prova: 5h30;
 
Caderno de questões
 
– Os cadernos são apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno contém a quantidade de questões indicadas no Cartão-Resposta;
 
Resultados do Enem
 
– Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep;
– Até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas (30 de outubro de 2013);
– Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2013, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.