[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) é uma importante unidade especializada do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe, administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que oferta exames de alta complexidade para prevenção e diagnóstico do câncer de mama e útero.

A unidade também oferta os serviços de pré-natal de alto risco, ambulatórios especializados de ginecologia, uroginecologia e mastologia. As mulheres usuárias dos serviços do Caism são reguladas pelo Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar), de Aracaju, e pela Atenção Básica dos 74 municípios sergipanos.

“Somente de janeiro a agosto deste ano foram feitos 27.277 exames e procedimentos, o que representa 1.967 exames e procedimentos a mais do que o mesmo período de 2012”, contabilizou Alyne Almeida, coordenadora do Caism.

Dois exames se destacam pela alta complexidade e pelo alto custo: Punção Aspiratória por Agulha Fina (Paaf) e Videohisteroscopia. “A Paaf é importante para retirar uma amostra do tumor sem necessitar de cirurgia e enviá-lo para análise. Após a retirada, o material é enviado à análise citológica para diagnosticar se o tumor é malígno ou benígno”, explicou Clarissa Franco, enfermeira do setor desse exame.

A videohisteroscopia, por sua vez, faz o diagnóstico do câncer de útero. “É um exame que avalia o útero da paciente para identificar a presença ou não de caroços para o diagnóstico de um possível câncer. Ele é realizado com sedação, precisa de um preparo e a pessoa deve estar acompanhada. A regulação é feita pelo Nucaar e, após autorização, a pessoa precisa ir até o Caism para marcar a data de realização”, ressaltou Ane Caroline Guarani Silva Ramalho, enfermeira do setor deste exame.

Ainda de acordo com a coordenadora, Alyne Almeida, outro exame muito importante realizado no Caism para prevenção do câncer é a mamografia. “Este ano, já foram realizadas 3.363 mamografias para a verificação de tumores no seio. O Caism conta com um aparelho digital e outro analógico, sendo que a maioria dos exames é feita no equipamento digital. O mamógrafo digital proporciona que a imagem seja trabalhada em alta resolução, permitindo visualizar desde uma lesão pequena até uma grande”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.