Governo oferece alimentação de qualidade às escolas da rede estadual
Hábitos alimentares saudáveis contribuem para o desenvolvimento físico e mental da criança, e por isso devem ser estimulados desde a mais tenra infância. O Governo de Sergipe, consciente dessa necessidade, não tem medido esforços para oferecer aos alunos da rede pública estadual de ensino um alimento completo e equilibrado, com os nutrientes necessários para uma boa disposição e um bom rendimento do aluno na escola.
O Colégio Estadual Professor Leão Magno Brasil, localizado no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, é um bom exemplo disso. Dispondo de um cardápio variado, faz da hora do lanche um momento especial para atender bem os 1.602 alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio, distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite.
Essa satisfação é notória nos estudantes da escola, a exemplo de Breno da Silva, 13 anos, que não dispensa a merenda escolar. “A comida é muito gostosa e preparada com muito cuidado. Depois de merendar, fico com mais disposição para estudar”, revelou o aluno.
Já para Victor Dantas, 8 anos, a comida tem um sabor especial. É preparada pela sua avó, que é merendeira da escola. “A comida é ótima, tem o gosto da comida lá de casa, pois é preparada pela minha avó. Fico muito satisfeito com isso”, disse Victor.
Luíza Brunet Azevedo, 10 anos, concordou com o colega e afirmou que fica ansiosa pela hora do lanche, que, segundo a aluna, é uma verdadeira festa. “Ficamos mais à vontade com os colegas e comemos um lanche muito saboroso”, garantiu.
Agribenes da Silva, uma das mais antigas merendeiras do Leão Magno Brasil, garantiu que um ingrediente que não pode faltar na merenda escolar é o carinho e disposição no preparo da refeição. “Os alunos gostam muito da comida que preparamos na escola, e ficamos muito realizadas com isso, pois criança bem alimentada é criança feliz”, disse a merendeira.
Cuidado especial
“Os alunos já chegam à escola com a certeza de encontrar um alimento completo e saboroso. E muitas vezes a merenda escolar é a principal refeição deles. Por isso, temos o cuidado de conferir todo o processo que envolve a merenda escolar, desde a entrega dos produtos até o seu preparo e distribuição aos alunos”, explicou o professor Geilzo Nascimento Bispo, diretor do Colégio Estadual Leão Magno Brasil.
Geilzo informou ainda que as frutas e verduras servidas na escola são provenientes da agricultura familiar, o que garante produtos mais saudáveis, sem agrotóxicos. “O consumo de frutas e legumes, além de alimentar, previne doenças, e nossa escola capricha na refeição, e os alunos ficam satisfeitos”, acrescentou o diretor.
Essa disposição tem reflexo no desempenho do aluno em sala de aula, como relata a professora Maria Batista Oliveira. “Um alimento saudável e de boa qualidade contribui para o bom rendimento do aluno nas tarefas escolares e com certeza fortalece os laços de afetividade entre o aluno e a escola”, afirmou a professora.
Boa qualidade
A boa qualidade da merenda escolar não é privilégio apenas do Leão Magno. Um alimento balanceado e nutritivo é servido em todas as escolas da rede estadual de ensino. O Centro Experimental Ministro Marco Maciel, localizado no bairro 18 do Forte, é mais um exemplo disso. A escola que oferece os ensinos fundamental e médio e funciona em turno integral, oferece três refeições diárias aos alunos. A escola possui um refeitório amplo com uma cozinha bem equipada.
O professor Elton Mota, diretor do Marco Maciel, inspeciona todos os produtos diariamente. “É fundamental o cuidado com a alimentação servida na escola, pois funcionamos em turno integral e devemos ter um aluno bem disposto e atento às aulas”, garantiu o diretor. Ele acrescentou ainda que a escola possui uma cozinha arejada. “Isso garante uma maior segurança para funcionários, alunos e professores”, concluiu Elton.
Quem sai ganhando com isso são os estudantes, que têm a certeza de que encontrarão na escola um alimento saudável e saboroso em um ambiente seguro. “A merenda que eles servem aqui é nota dez, e ficamos mais animados para assistir às aulas”, revelou o estudante Matheus Batista, 16, aluno do 1º ano.
Os elogios são unânimes por parte dos estudantes que destacaram também os cuidados com a higiene no preparo dos alimentos. “A comida é muito gostosa e bem feita. A gente percebe que a cozinha é bem limpa e as merendeiras bastante cuidadosas”, revelou Douglas dos Santos, 17, aluno do 1º ano.
A aprovação é geral na escola. Jesse Kelli dos Santos, 14, é paulista e veio morar em Aracaju este ano. A estudante confessou que a escola superou as suas expectativas. “O ensino é muito bom, e a merenda é excelente. Se todas as escolas fossem como esta a educação no país teria um outro perfil”, declarou a estudante.
Horta na escola
Um outro fator que contribui para um lanche saudável no Marco Maciel é o projeto horta na escola, que reforça a merenda com produtos naturais e cultivados pelos próprios estudantes. O professor Marcos Barbosa foi um dos autores do projeto. “A horta foi um anseio dos alunos que passam o dia todo aqui e queriam diversificar suas atividades da escola. Esse projeto é reconhecido fora do estado e serve como um complemento nutricional para a merenda escolar”, garantiu o professor.
Alimentação escolar
O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) é o setor que coordena o programa de alimentação em todas as escolas. Ednéia Elisabeth Cardoso Sobral, diretora desse setor, afirmou que o programa beneficia os 203.181 mil alunos das 378 escolas da rede estadual. Ela informou que são distribuídas anualmente 45 milhões de refeições nos turnos regulares e integrais das unidades escolares, com investimentos, também anuais, de R$ 14 milhões, oriundos dos tesouros federal e estadual.
“O cardápio servido é bastante variado e elaborado por nutricionistas habilitados, que têm a responsabilidade técnica do programa. O alimento oferecido procura suprir no mínimo 30% das necessidades nutricionais diárias dos alunos. Semanalmente fazemos inspeção nas escolas e procuramos fazer uma combinação adequada dos alimentos, levando sempre em conta o valor nutricional e o paladar dos alimentos”, declarou Ednéia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo oferece alimentação de qualidade às escolas da rede estadual – Breno da Silva